GRS Ubá distribui mais de 60 mil testes rápidos de covid-19

Foto - Priscila Teixeira - Entrega de testes - município de Antônio Prado de Minas

A Gerência Regional de Saúde (GRS) de Ubá está distribuindo duas remessas de testes rápidos para diagnosticar a covid-19, enviadas pela Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) em fevereiro, sendo a última entregue no dia 17. Ao todo são 67.935 testes rápidos de antígeno (TR-Ag) que vão auxiliar o acesso da população à testagem gratuitamente pelo SUS, o que também contribui para a otimização dos dados epidemiológicos. O repasse para os 31 municípios da GRS Ubá é feito por agendamento das secretarias municipais de Saúde (SMS). Clique aqui para conferir a quantidade de testes da última remessa por cidade da URS Ubá.

Os (TR-Ag) são destinados prioritariamente a pessoas sintomáticas, seguindo a estratégia de Diagnóstico Assistencial descrita no Plano Nacional de Expansão da Testagem (PNE-Teste), do Ministério da Saúde. “Uma parte dos testes, 800 unidades ao todo, foi direcionada para a população quilombola residente em nossos territórios. A orientação para as secretarias municipais de Saúde sobre quando aplicar o teste é a mesma, somente em paciente sintomático e, no caso, residente dessa comunidade. O quantitativo representa, aproximadamente, um teste para cada indivíduo”, explicou Fábio Vieiras Ribas, coordenador da Vigilância em Saúde da GRS Ubá.

 

Orientações

 

A SES-MG orienta que, se possível, as secretarias municipais de Saúde organizem ações de testagem extramuros e também que realizem a triagem de casos de covid-19.

A realização dos TR-Ag para covid-19 é feita pela coleta de amostras por meio de swab nasal ou nasofaríngeo, e os resultados ficam disponíveis em cerca de 30 minutos. Todos os testes realizados devem ser registrados no e-SUS Notifica, independente do resultado positivo ou negativo.

Autor: Keila lima

Rolar para cima