Os municípios da macrorregião de saúde do Vale do Aço realizaram neste sábado, 19/2, mobilização para incentivar a vacinação infantil contra a covid-19. Dos 35 municípios da região, 17 aderiram à iniciativa. Em Ubaporanga o Dia D da vacinação ocorrerá ainda no dia 23 de fevereiro, quarta-feira, na Estratégia Saúde da Família (ESF) Neuza Siqueira de Rezende -Avenida Marques Pereira, nº 28, das 8h às 20h.
A ação foi focada na imunização infantil, mas alguns municípios vacinaram também a população adulta que ainda não tinha completado o esquema vacinal ou que estavam com a dose de reforço em atraso.
O superintendente da Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Coronel Fabriciano, Ernany Duque, juntamente com o coordenador de gestão da Regional Frederico Zulato, visitaram alguns dos locais da vacinação nos municípios de Belo Oriente, Ipatinga, Timóteo e Coronel Fabriciano. O retorno foi muito positivo, segundo o superintendente. “Observamos uma adesão significativa da população. O resultado foi além da expectativa. Agradeço aos gestores e profissionais de saúde, principalmente os técnicos das salas de vacinação pelo êxito da mobilização” diz Ernany Duque.
No total foram aplicadas 4.522 doses de vacinas pediátricas no dia da mobilização. Os imunizantes foram assim distribuídos: 247 doses em Timóteo, 1.520 em Ipatinga, 215 em Belo Oriente, 51 em Antônio Dias, 341 em Santana do Paraíso, 77 em Vargem Alegre, 232 em Santa Bárbara do Leste, 22 em Córrego Novo, 129 em Bom Jesus do Galho, 448 em Caratinga, 185 em Piedade de Caratinga, 858 em Coronel Fabriciano, 42 em Dionísio, 18 em Entre Folhas, 63 Açucena, 27 em Imbé de Minas e 47 em Pingo D’água.
De acordo com Leandro Orcini Alves, coordenador de Atenção Primária e Vigilância em Saúde do município de Piedade de Caratinga – um dos 17 municípios que aderiram à iniciativa – a ação promovida no município foi um sucesso, muitas famílias estiveram presentes.
“A vacinação ocorreu em três Unidades Básicas de Saúde (UBSs) do município (UBS Manoel Gonçalves Campos, UBS Adão Sabino de Souza e Centro de Saúde Eloi Nogueira da Cunha), no horário de 8h às 16h. Muitas famílias estiveram presentes, e vimos a alegria estampada no rosto dos pais por terem a oportunidade de proteger seus filhos com uma vacina segura e eficaz contra a covid-19” disse o coordenador. “Tínhamos disponíveis cerca de 400 doses de vacina Pfizer e Coronavac. Conseguimos vacinar 185 crianças com idade entre 05 a 11 anos. As crianças vacinadas ganharam uma sacolinha surpresa com guloseimas e um certificado de coragem, além de tirarem várias fotos com as plaquinhas ‘Eu Vacinei’” completou Orcini, que finalizou: “a vacinação continua a todo vapor no município. Os pais que ainda não levaram os filhos podem procurar as unidades básicas de saúde para a vacinação. Vacinas são seguras e salvam vidas”.
Assim como em Piedade de Caratinga, nos demais municípios da macrorregião do Vale do Aço a vacinação contra a covid-19 continua para as crianças e também para adolescentes e adultos que estão com o esquema vacinal incompleto. A vacinação é de extrema importância para reduzir a circulação do vírus na sociedade e para proteger a todos.
Autor: Kellyeny Oliveira