Gerência Regional de Saúde de Leopoldina promove oficina do Programa Previne Brasil

Aline Costa

A Gerência Regional de Saúde (GRS) de Leopoldina, por meio da Coordenação de Atenção à Saúde, realizou nessa terça-feira 8/2, uma oficina de alinhamento do Programa Previne Brasil direcionada aos profissionais das três equipes de saúde de família do município de Laranjal. Essa foi a primeira de uma sequência de oficinas que serão realizadas nos 15 municípios da GRS-Leopoldina. A ação tem como objetivo capacitar os profissionais das equipes de estratégia de saúde da família para cumprimento dos indicadores do Programa Previne Brasil.

Dentre os temas abordados estão os indicadores do Programa e seu desempenho no 3o quadrimestre de 2021. Entre eles estão a proporção de gestantes com pelo menos seis consultas de pré-natal realizadas – sendo a primeira até a 20ª semana de gestação, proporção de gestantes com realização de exames para sífilis e HIV, proporção de gestantes com atendimento odontológico realizado, cobertura de exame citopatológico, cobertura vacinal de poliomielite inativada e de pentavalente, percentual de pessoas hipertensas com pressão arterial aferida em cada semestre e percentual de diabéticos com solicitação de hemoglobina glicada.

Houve participação ativa de todos os profissionais que compartilharam sua rotina de trabalho, facilidades e dificuldades enfrentadas, contribuindo para a construção do conhecimento coletivo.

Para a coordenadora de atenção primária de Laranjal, Mônica Xavier da Cruz, “a oficina foi muito importante para a integração da equipe. Foram momentos esclarecedores e que, sem dúvidas, vão ajudar ainda mais no desempenho dos profissionais e no cumprimento das metas do Previne Brasil. Foi uma experiência positiva para todos e de grande relevância para a realização dos trabalhos”.

A coordenadora de atenção à saúde da GRS-Leopoldina, Maria do Carmo Costa Ferreira, ressaltou que “trabalhar com os profissionais de saúde das três equipes foi gratificante, todos contribuíram para enriquecer o momento, numa forma de ensinar e aprender. Grande receptividade e ricas participações”.

Autor: Aline Costa

Rolar para cima