Na segunda-feira (27/12), 19 municípios que integram a área de atuação da Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Montes Claros vão receber nova remessa de 5.904 doses de vacinas da Pfizer, visando a continuidade da campanha de vacinação contra o novo coronavírus. Os imunizantes vão contemplar a aplicação da primeira dose em jovens com idade entre 12 e 17 anos, aplicação da segunda dose em pessoas que aguardam o término do prazo para a conclusão do esquema vacinal e a administração da dose de reforço (terceira) em profissionais de saúde e pessoas com idade acima de 60 anos. A entrega dos imunizantes será realizada no período de 9 às 13 horas.
Os municípios que receberão a maior quantidade de imunizantes são: Bocaiúva (1.500 doses) e Jaíba (1.002). As demais localidades que receberão vacinas são: Cristália, Francisco Sá, Gameleiras, Glaucilândia, Grão Mogol, Guaraciama, Indaiabira, Juramento, Mamonas, Mirabela, Nova Porteirinha, Pai Pedro, Rio Pardo de Minas, Rubelita, Santo Antônio do Retiro, São João do Pacuí e Verdelândia.
A coordenadora de Vigilância em Saúde da SRS-Montes Claros, Agna Soares da Silva Menezes, explica que para evitar a perda de vacinas as secretarias municipais de Saúde foram orientadas a informar, semanalmente, se precisam ou não receber novas remessas de imunizantes. Isso porque, depois de descongelada a vacina da Pfizer tem prazo de utilização de apenas 30 dias. Caso os municípios tenham imunizantes em estoque, a prioridade é utilizar as vacinas já recebidas.
Prazo reduzido
Por meio da Deliberação 3.680, publicada em 16 de dezembro, a SES-MG reduziu para quatro meses o intervalo para aplicação da dose de reforço da vacina contra a covid-19. A decisão contempla a aplicação de imunizantes da Pfizer, quando os municípios tiverem doses com prazo de vencimento inferior a 15 dias, após o descongelamento, e impossibilidade de remanejamento para municípios vizinhos.
Vacinômetro
Nesta quinta-feira, 23, a macrorregião de Saúde Norte alcançou 73,31% de cobertura vacinal contra a covid-19. Ao todo, 1 milhão 059 mil 322 pessoas já concluíram o esquema vacinal com a aplicação de duas doses de um dos imunizantes disponibilizados pelo Sistema Único de Saúde (SUS): AstraZeneca, CoronaVac, Pfizer ou a vacina da Janssen, que é de dose única.
O painel Vacinômetro, divulgado pela SES-MG também contabilizou que 1 milhão 226 mil 818 pessoas residentes no Norte de Minas já tomaram a primeira dose de uma das vacinas contra a covid-19. Isso representa 84,90% do total de habitantes da região.
Já a aplicação da dose de reforço contra a covid-19 já alcançou 142.503 pessoas com idade acima de 60 anos ou trabalhadores da saúde.
FOTO: Pedro Ricardo
Autor: Pedro Ricardo