Regional de Ubá avalia contratos dos prestadores de serviços

Crédito: Keila Siqueira de Lima

O setor de Regulação da Unidade Regional de Saúde (URS) de Ubá realizou avaliações de contratos dos prestadores de serviços nas sedes dos hospitais conveniados. Esse procedimento é previsto e regularizado pela Diretoria de Contratos da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), com periodicidade quadrimestral e, na modalidade que foi utilizada, permite maior aproximação e verificação in loco das ações prestadas e contratualizadas junto ao Sistema Único de Saúde (SUS).

Já foram realizadas avaliações na sede dos hospitais São Paulo e Prontocor, ambos de Muriaé, em 9/11, e do Santa Isabel, em Ubá, em  11/11.  A ação tem objetivo de acompanhar, monitorar e avaliar o cumprimento das metas quantitativas e qualitativas das instituições hospitalares, bem como sugerir alterações necessárias para melhorias da assistência em saúde da população.

Para a coordenadora do setor de Regulação em Saúde da URS-Ubá, Fabiana Érica de Souza, conduzir os trabalhos da Comissão de Avaliação de Contratos em visita à própria instituição avaliada enriquece todo o processo. “Um ganho importante com esta ação é a possibilidade da equipe de gestão e assistência do hospital dialogar com a SES, que é o ente contratante, para apresentar as ações que realiza, suas dificuldades, e apresentar suas possibilidades e potencialidades diante das avaliações e acompanhamentos realizados”, destacou Fabiana.

A Comissão de Avaliação de Contratos é formada por dois membros da URS-Ubá (setores de Regulação e Atenção à Saúde), dois membros da instituição hospitalar e um membro representante do gestor municipal de saúde. “O destaque para esse momento é o fortalecimento da rede assistencial de Saúde e, sobretudo, no que diz respeito ao acesso e a qualidade dos serviços prestados à população”, destacou Franklin Leandro Neto, diretor da Unidade Regional de Saúde de Ubá.

A URS-Ubá possui 13 contratos instituídos entre prestadores de serviços hospitalares ao SUS e a SES-MG, sendo os hospitais: São João Batista (VRB); São José (Eugenópolis); São Vicente de Paulo (Rio Pomba); São Vicente de Paulo (Miraí); São Januário (Ubá); Santa Isabel (Ubá); São Vicente de Paulo (Ubá); São João de Deus (Senador Firmino); São Paulo (Muriaé); Prontocor (Muriaé); a Clínica Santa Lúcia (Muriaé); a Fundação Cristiano Varella (Muriaé) e a Casa de Saúde Padre Damião (Fhemig Ubá).

Autor: Keila Siqueira de Lima

Rolar para cima