Divinésia recebe reconhecimento do Ministério da Saúde por excelência na gestão da Atenção Primária

Divulgação

Por ofertar uma Atenção Primária à Saúde (APS) de qualidade para os cidadãos, o município de Divinésia, pertencente à jurisdição da Unidade Regional de Saúde (URS) de Ubá, recebeu o reconhecimento do Ministério da Saúde (MS) na avaliação do Programa Previne Brasil dos 1º e 2º quadrimestre de 2021. Durante reunião da Comissão Intergestores Tripartite (CIT), no dia 28 de outubro, em Brasília, foi entregue uma certificação pelo reconhecimento do trabalho dos profissionais de saúde e dos gestores em todo o país, destacando Divinésia, Alvorada (TO) e Santo Inácio do Piauí (PI).

Uma das formas de mensurar o desempenho dos municípios na oferta dos serviços na Unidades Básicas de Saúde é por meio da análise dos indicadores de saúde. Nesta premiação, são certificados aqueles municípios que atingiram resultados acima de 100% nos indicadores de desempenho do Programa Previne Brasil. Os indicadores da APS analisados são a proporção de gestantes com pelo menos seis consultas de pré-natal realizadas; acompanhamento odontológico na gestação; realização de exames para sífilis e HIV em gestantes; cobertura de exame citopatológico; aplicação de vacina contra poliomielite inativada e a pentavalente em crianças; acompanhamento de pessoas hipertensas; e a solicitação de hemoglobina glicada para pessoas com diabetes.

A excelência é verificada quando há integração entre gestão e profissionais de saúde das unidades básicas. “O primeiro passo foi conferir todos os registros nos sistemas de informações da saúde para garantir a qualidade nos dados de produção. Depois, foi necessária a insistência para manter nossos objetivos mesmo com os atendimentos restritos e as visitas domiciliares reduzidas em tempos de pandemia. Para Divinésia, foi um marco muito importante receber este reconhecimento de nível nacional, ressaltando que estamos em 15º na primeira avaliação do Previne Brasil deste ano, e que no estado de Minas Gerais estamos como 2º melhor em serviço da APS. Prezamos pela qualidade e fazemos isso pelo bem de todos”, explicou Mariléa Alves, secretária municipal de Saúde.

Divulgação

Referência regional

Mesmo antes da premiação, Divinésia era ponto de referência na gestão da Atenção Primária. “Várias secretarias municipais de saúde já enviaram equipes à Divinésia para troca de experiência e apoio institucional, e é um motivo de grande orgulho que um município de nossa Regional receba essa deferência por parte do MS, sendo um resultado do trabalho da nossa equipe e da servidora Paloma Inocêncio, que é a referência técnica do programa Previne Brasil. É importante ressaltar que esses indicadores não são simples números, eles representam pessoas reais tendo acesso à serviços de saúde de boa qualidade. São hipertensos com o devido acompanhamento, diabéticos monitorados, gestantes com pré-natal que realmente cobre suas necessidades, tudo de forma gratuita, pelo SUS”, ressalta Elis Regina de Oliveira Mattos, coordenadora da Atenção à Saúde da URS Ubá.

 

Autor: Keila Siqueira de Lima

Rolar para cima