Secretário de Saúde participa de inauguração de 10 leitos de UTI em Diamantina

Crédito: Arquivo HNSS

O secretário de Estado de Saúde, o médico Fábio Baccheretti, e equipe da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) participaram, na última sexta-feira (1/10), em Diamantina, Vale do Jequitinhonha, da inauguração de dez leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI), no Hospital Nossa Senhora da Saúde, entidade filantrópica de referência macrorregional. A solenidade reuniu diversas autoridades políticas de Diamantina e região, deputados estaduais e federais, representantes do Senado, funcionários e apoiadores da instituição.

Somados aos 20 leitos de UTI disponíveis da Santa Casa de Caridade de Diamantina, a implantação dos novos leitos representa um aumento de 33% na capacidade assistencial da rede de urgência e emergência, que passa a disponibilizar 30 leitos de UTI adulto para pacientes da macrorregião Jequitinhonha.

Em seu pronunciamento, o secretário destacou a boa qualidade da gestão que vem sendo realizada no Hospital Nossa Senhora da Saúde. “Fico muito feliz em saber que o dinheiro público está sendo bem aplicado. Esta é uma obra que conta com recursos de convênio firmado em 2012, um sonho que começou há 9 anos e que agora temos a grata satisfação de entregá-la à população da região. O trabalho de gestão que está sendo realizado no hospital é muito parecido com o que vem sendo feito no Governo de Minas, que é arrumar a casa para poder colher os bons frutos, como esse que colhemos hoje”, ressaltou Baccheretti.

O secretário informou, ainda, que esteve na última quarta-feira (29/9), em Brasília, para tratar de questões relacionadas à manutenção de centenas de leitos UTI, criados para atender pacientes da covid-19, e que começam a ser desmobilizados em todo o Brasil com o avanço da vacinação e a queda das internações.

“Queria, em especial, agradecer ao senador Alexandre Silveira e a bancada mineira de deputados federais pelo apoio em Brasília. Estamos conseguindo um caminho para manter cerca de 5 mil leitos de UTI no país, dos quais mais de 800 ficarão como legado para Minas Gerais”, concluiu

Além do secretário, compuseram a mesa de honra a provedora do Hospital Nossa Senhora da Saúde, Themis Mandacaru; a diretora do Hospital, Tereza Cristina Santiago e Faria; o arcebispo de Diamantina, Dom Darci; o suplente do senador Antônio Anastasia e diretor do senado, Alexandre Silveira; o reitor da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM), JanirAlves Soares; o vice-prefeito de Diamantina, Alexandre Magno Leite Dias e o promotor de Justiça da comarca de Diamantina, Luiz Gustavo Patuzzi

Visita à SRS Diamantina

Pouco antes de participar da solenidade de inauguração dos novos leitos de UTI, o secretário Fábio Baccheretti visitou a sede da Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Diamantina e pôde conhecer as instalações e a equipe da regional.

“Mesmo com agenda apertada, o secretário Fábio fez questão de visitar a sede da Regional, ele foi em todos os setores e cumprimentou servidor por servidor, uma atitude que demonstra respeito e atenção. Nesse momento tão desafiador para o mundo, mas em especial para os trabalhadores da saúde, atitudes como essa nos fortalece muito como equipe”, destacou a superintendente da Regional de Saúde de Diamantina, Cleya da Silva Santana Cruz.

 
 
 
 

Autor: Ricardo Souza Maciel

Rolar para cima