A Campanha de Vacinação Antirrábica Animal da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) está sendo realizada pelos municípios da jurisdição da Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Passos desde o início de setembro. Conforme programação da Diretoria de Vigilância e Agravos Transmissíveis, da Subsecretaria de Vigilância em Saúde/SES-MG, as 27 cidades da SRS Passos deverão imunizar população estimada de 115 mil animais – entre cães e gatos – até 15 de outubro.
Os imunizantes foram enviados para as Unidades Regionais de Saúde pela SES-MG para realização da campanha. A distribuição das doses para os municípios é feita pelo setor de imunizações do Núcleo de Vigilância Epidemiológica (NUVEPI)/SRS Passos. Até o momento, de um total de 115 mil doses foram destinadas a SRS Passos, sendo que duas remessas com 40 mil doses cada foram entregues aos municípios.
Segundo Eliane Aparecida Vieira Franco, do NUVEPI, os municípios também já foram orientados a enviarem para a SRS Passos os dados parciais da vacinação, que deverão ser repassados para a SES-MG nos próximos dias. “A expectativa é de que todos enviem a parcial da campanha até o início da semana que vem”, disse, acrescentando que até sexta-feira (16/9) oito municípios enviaram seus balanços, totalizando 7.552 doses aplicadas.
A coordenadora do NUVEPI, Márcia Aparecida Silva Viana, observa que a campanha foi precedida de reunião de alinhamento com os municípios, para o repasse de informações epidemiológicas, profiláticas e outras, além da importância de imunizar os animais domésticos. Para ela, a exemplo de anos anteriores, a vacinação será “exitosa”. “Tenho certeza de que todos os municípios estão comprometidos com a campanha de 2021”, disse.
“O objetivo da vacinação é impedir que o vírus da raiva alcance a população, interrompendo o ciclo (urbano) de transmissão da doença”, explica Patrícia Veronesi, representante da Secretaria Municipal de Saúde de Doresópolis. “A campanha no município está sendo realizada casa a casa, iniciando pela zona rural e depois prosseguirá também casa a casa na zona urbana”, disse, informando que, até 10 de setembro, sua equipe já havia vacinado 499 animais.
Em Passos, que tem a maior população canina e felina da região, com 19 mil animais, a campanha antirrábica começou em 2 de setembro na zona rural. Para essa missão, foram mobilizados cerca de 30 profissionais do Núcleo de Controle de Zoonoses, segundo o diretor de Saúde Coletiva, da Secretaria Municipal de Saúde de Passos, Thiago Agnelo de Souza Sallum.
O diretor observa que a orientação da SES-MG é para que todos os animais, a partir de três meses de vida, sejam imunizados, exceto os debilitados. “Todos devem levar seus cães e gatos para vacinar, para que os animais sejam protegidos e a cidade de Passos fique livre do vírus da raiva”, recomendou.
De acordo com o supervisor de endemias, Leandro Carlos do Nascimento, da Secretaria Municipal de Saúde de Monte Santo de Minas, em cinco dias de campanha na zona urbana, 982 cães e gatos já haviam recebido a dose da vacina. Segundo estimativa da SES-MG, a população canina e felina local é de 6.100 animais. “A divulgação está sendo feita por meio de rádios locais, redes sociais, propagandas volantes e cartazes em vários pontos da cidade”, disse. “Meta a vacinar o maior número de animais possível”, acrescentou.
Autor: Enio Modesto