Municípios da Regional de Montes Claros ampliam adesão ao programa Saúde na Hora

Crédito: Ascom/Prefeitura de Montes Claros

Mais 12 novas Unidades de Saúde da Família (USFs) de municípios que integram a área de atuação da Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Montes Claros tiveram adesão aprovada pelo Ministério da Saúde (MS) ao programa Saúde na Hora. A Portaria 2.147, publicada dia 28 de agosto, contempla Montes Claros com nove USFs, que passarão a funcionar 60 horas por semana, entre elas uma que presta atendimentos odontológicos. As demais unidades estão sediadas nos municípios de Pai Pedro, Porteirinha e Serranópolis de Minas.

O programa Saúde na Hora amplia o acesso da população aos serviços de Atenção Primária, que têm capacidade de resolver até 80% dos problemas de saúde, desafogando hospitais gerais, prontos-socorros e Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) 24h. Essa ampliação é feita por meio da extensão do horário de atendimento das Unidades de Saúde da Família ou das Unidades Básicas de Saúde (UBS) no período noturno, durante o almoço e, opcionalmente, aos fins de semana.

O coordenador da Coordenadoria de Atenção à Saúde da SRS Montes Claros, João Pereira Alves, explica que no caso das unidades que até então funcionavam 40 horas semanais o programa Saúde na Hora amplia o horário de atendimento da população em 20 horas. Os municípios também têm a opção de optar pelo funcionamento das unidades de saúde pelo período de 75 horas.

“Com a ampliação do programa, a população passa a ter mais flexibilidade de horário para acessar os serviços ofertados nas unidades de saúde, como consultas médicas e odontológicas; coleta de exames laboratoriais; aplicação de vacinas; pré-natal, entre outros. A extensão do horário de funcionamento dos serviços visa facilitar o atendimento de demandas da população em geral, sobretudo das pessoas que, por motivos de trabalho, não conseguem comparecer a uma unidade de saúde no horário comercial”, explica o coordenador.

Autor: Pedro Ricardo

Rolar para cima