Nesta segunda-feira, 30, a macrorregião de saúde Norte contabilizou o recebimento de 449.796 doses de vacinas contra a covid-19 no mês de agosto. A 43ª remessa entregue no início da tarde pela Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) conta com 60 mil doses de vacinas da multinacional norte-americana Pfizer/BioNtech e da CoronaVac, produzida pelo Instituto Butantan, em São Paulo.
Já nesta terça-feira, 31, a Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Montes Claros vai entregar 40.720 doses de imunizantes para os 54 municípios que integram a sua área de atuação. Serão 22.960 doses da CoronaVac e 17.760 da Pfizer.
O município de Montes Claros será contemplado com o recebimento de 15.840 doses de vacinas, sendo: 8.760 doses da CoronaVac e 7.080 da Pfizer.
Para a Gerência Regional de Saúde (GRS) de Januária, que atua em 25 municípios, a 43ª remessa é constituída por 13.480 doses de imunizantes. Já sete municípios da GRS Pirapora receberão 5.800 doses de vacinas.
A coordenadora de Vigilância em Saúde da SRS Montes Claros, Agna Soares da Silva Menezes, explica que com a nova remessa os municípios devem aplicar a primeira ou segunda dose em 21,5% das pessoas na faixa etária de 35 a 39 anos. Além disso, parte dos imunizantes da Pfizer deve ser utilizada na conclusão do esquema vacinal de pessoas com comorbidades; deficientes físicos; trabalhadores da educação básica e do transporte aéreo, bem como em profissionais das Forças de Segurança, Salvamento, Polícia Penal e das Forças Armadas.
Agna Menezes reforça que os municípios precisam seguir as notas técnicas do Ministério da Saúde e da SES-MG a fim de que a vacinação contra a covid-19 alcance os públicos prioritários e bons índices de cobertura. Por outro lado, os municípios que já concluíram o esquema vacinal nos públicos prioritários previstos nas duas novas remessas de imunizantes têm autonomia para avançar na vacinação de outras faixas etárias ou categorias profissionais definidas como prioritárias pelo Programa Nacional de Imunizações.
Autor: Pedro Ricardo