Na tarde da última quinta-feira (12/8), as equipes da Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Diamantina e da Superintendência Regional de Ensino (SRE), de Diamantina realizaram, em conjunto, reunião gerencial, por videoconferência, para alinhamento das ações de retomada das atividades escolares presenciais voltada para secretários municipais de Educação e Saúde da região.
Diversos temas foram destacados nas apresentações elaboradas pelos técnicos da SRS Diamantina, entre eles o protocolo sanitário de retorno às aulas presenciais, publicado no IOF de 17 de setembro de 2020; informações sobre a capacitação realizada pela SRS Diamantina para fiscais sanitários municipais que realizam inspeções em estabelecimentos de ensino; a importância das Vigilâncias Sanitária e Epidemiológica; o papel da Atenção Primária e definições de fluxos de informação e comunicação.
De acordo com a superintendente da Regional de Saúde de Diamantina, Cleya da Silva Santana Cruz, as superintendências de Saúde e de Ensino estão discutindo e alinhando as ações para a retomada do ensino presencial desde a publicação do protocolo. “É muito importante o trabalho entre a Educação e Saúde neste momento. Cada área com a sua missão, porém trabalhando em sinergia para garantir um retorno seguro das atividades escolares presenciais”, reforçou Cleya.
A coordenadora do núcleo de Vigilância sanitária da SRS Diamantina, Nara Cristina Viana, destacou a importância do trabalho realizado pelos fiscais sanitários que atuam nos municípios. “Tivemos a oportunidade de promover duas capacitações virtuais, uma em outubro de 2020 e outra em fevereiro de 2021, ocasiões em que orientamos e reforçamos aos fiscais a aplicação do protocolo para retorno das aulas presenciais. Uma boa fiscalização será fundamental para conseguirmos garantir a segurança dos alunos e colaboradores nas unidades educacionais”, explicou Nara.
Os técnicos da regional de Saúde alertaram para que as notificações sejam feitas em tempo oportuno, para que a Vigilância Epidemiológica dos municípios, em parceria com a Vigilância da SRS Diamantina, possa atuar rapidamente para evitar possíveis surtos. “É muito importante agir rápido para que os surtos sejam evitados. Entender e seguir os fluxos será primordial para garantir a segurança de todos que estiverem em ambiente escolar”, salientou Kesley Duarte de Jesus, referência técnica da covid-19 da SRS Diamantina.
Ao fim da reunião, o superintendente da Regional de Educação de Diamantina, Leonardo Aparecida Soares, destacou a união entre a Educação e Saúde da região e parabenizou os técnicos da SRS Diamantina pelas orientações repassadas. “Gostaria de parabenizar, mais uma vez, a equipe da Regional de Saúde de Diamantina pela qualidade das apresentações, feitas de forma objetiva, clara e detalhadas. Essa parceria está sendo fundamental. Além disso, agradeço a todos da equipe da educação pela presença e atenção”, concluiu Leonardo.
Autor: Ricardo Souza Maciel