Nesta sexta-feira, 6, municípios da macrorregião Oeste discutem caso clínico no 12º encontro da série de webinários: “Avaliação da funcionalidade dos usuários do SUS, após infecção pela Covid-19. O encontro é promovido pela Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), junto com a Escola de Saúde Pública de Minas Gerais (ESP-MG) em parceria com Núcleo de Geriatria e Gerontologia (NUGG/ UFMG).
A série de eventos, transmitida, ao vivo, pelo canal do youtube da ESP-MG, integra o projeto Cuida de Minas e contemplará todas as macrorregiões do estado, para debates de casos clínicos reais, com participação de convidados e profissionais da região.
A referência técnica de Atenção à Saúde da pessoa com deficiência da Regional de Saúde de Divinópolis, Lídia Almeida, explica que durante a pandemia, uma grande parcela dos usuários que se recuperam da covid-19 persistem com comprometimentos, sequelas, e deficiências que impactam a funcionalidade e qualidade de vida.
Dessa forma, segundo ela, a Coordenação de Atenção à Saúde da Pessoa com Deficiência (CASPD) da SES-MG, por meio da Ação Estratégica “Cuida de Minas”, vem promovendo discussões e parcerias com o objetivo de criar estratégias com a finalidade de fortalecer a organização das Redes de Atenção à Saúde (RAS) para proverem assistência que possibilite continuidade dos cuidados destes usuários.
“A proposta dos Webinários por macrorregião de saúde é promover uma aproximação dos territórios para incentivar as discussões e orientar as condutas dos profissionais e gestores da saúde para o enfrentamento da realidade pós covid-19. Ocorre a discussão de um caso clínico real pós Covid-19 entre parceiros do NUGG da UFMG com os profissionais do território que participaram dos cuidados desse usuário para consolidarmos os aprendizados e vermos o cuidado funcionando na rede do território”, destacou Lídia.
O encontro é mediado pela coordenadora da Atenção à Saúde da Pessoa com Deficiência da SES-MG, Roberta Nunes Mourão, e conta com a participação de convidados do NUGG da UFMG, os médicos Fábio Júnior Modesto e Silva e Edgar Nunes Moraes.
Cuida Minas
O Cuida de Minas foi criado com o objetivo de garantir integralidade e continuidade do cuidado aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) com condições crônicas e com outras condições de saúde que precisam ser assistidos mesmo em tempo de pandemia.
A SES-MG, em parceria com Núcleo de Geriatria e Gerontologia da UFMG, elaborou uma Nota Informativa com o propósito de organizar o fluxo de atendimentos dos pacientes com necessidade de continuação do cuidado no pós covid-19.
Nela é traçado recomendações sobre a organização das Redes de Atenção à Saúde para promover a reabilitação dos usuários que após infecção pelo SARS-CoV-2 apresentam sequelas funcionais e necessitam da continuidade dos cuidados pelo Sistema Único de Saúde de Minas Gerais.
Autor: Willian Pacheco