Regional de Montes Claros entrega mais 57,6 mil doses de imunizantes a 54 municípios

Crédito: Pedro Ricardo

Nesta quinta-feira, 8, a Superintendência Regional de Saúde de Montes Claros entregou 57 mil 684 doses de vacinas contra a Covid-19 aos 54 municípios que integram a sua área de atuação. O destaque ficou por conta do repasse de 33 mil 380 doses de vacinas da AstraZeneca/Universidade de Oxford, destinadas à conclusão do esquema vacinal de pessoas com comorbidades; deficientes físicos permanentes e pessoas na faixa etária de 60 a 69 anos que já tomaram a primeira dose do imunizante.

Com a nova remessa, a campanha de vacinação contra a Covid avançará no Norte de Minas contemplando 13 mil 510 pessoas que vão tomar a dose única da vacina norte-americana Janssen. Com esse imunizante serão contempladas pessoas com idade entre 55 a 59 anos; funcionários do sistema prisional; a população privada de liberdade; trabalhadores industriais e caminhoneiros.

Já 10 mil 344 doses de vacinas da Pfizer/Biontech também serão aplicadas em pessoas de 55 a 59 anos; trabalhadores industriais e em profissionais da limpeza urbana e manejo de resíduos sólidos.

Os municípios contemplados com a maior quantidade de imunizantes, por terem maior número de habitantes foram: Montes Claros (20 mil 787 doses); Janaúba (3 mil 366); Bocaiúva (2 mil 630); Salinas (2 mil 087); Porteirinha (2 mil 079); Francisco Sá (1 mil 991); Monte Azul (1 mil 714); Taiobeiras (1 mil 607); Rio Pardo de Minas (1 mil 518);  Jaíba (1 mil 375) e São João do Paraíso (1 mil 039).

A coordenadora de vigilância em saúde da SRS de Montes Claros, Agna Soares da Silva Menezes observa que à medida que a campanha de vacinação contra a Covid avança, os municípios que concluírem a imunização dos grupos prioritários poderão vacinar pessoas de outras faixas etárias ou categorias profissionais.

Porém, a coordenadora alerta que “aqueles municípios que, tempestivamente, optem  a vacinar um novo grupo com aplicação da primeira dose de vacinas da AstraZeneca inadvertidamente com doses destinadas à aplicação da segunda dose contemplada na remessa que foi distribuída nesta quinta-feira,  reforçamos que a SES-MG e o Programa Nacional de Imunizações – (PNI) não garantem a entrega de dose complementar. Neste caso, o município assumirá o risco de ficar descoberto, conforme ofício já enviado pelo Ministério da Saúde”.

VACINÔMETRO

De acordo com dados contabilizados pelo vacinômetro, painel criado pela Secretaria de Estado da Saúde de Minas Gerais – (SES-MG) onde os municípios inserem dados sobre a campanha de vacinação contra a Covid-19, até esta quinta-feira, 573 mil 640 pessoas já tomaram a primeira dose de vacina contra o novo coronavírus. Outras 207 mil 086 pessoas concluíram o esquema vacinal com a aplicação da segunda dose.

Por outro lado, 4 mil 025 pessoas também já estão imunizadas contra a Covid-19 por terem recebido a vacina da Janssen, que é de dose única.

Autor: Pedro Ricardo

Rolar para cima