A Gerência Regional de Saúde (GRS) de Januária distribuiu na terça-feira, 29/6, nova remessa de vacinas, aos vinte e cinco municípios de sua jurisdição. O lote contou com a distribuição de nova vacina, a Janssen, produzida pela divisão farmacêutica da Johnson & Johnson, que ampliará o público-alvo para imunização. Ao todo, foram distribuídas para primeira dose, na rede de Frio da GRS Januária, 4.626 do imunizante da Pfizer, 1.465 da Janssen, 2.820 da vacina CoronaVac e 30 da AstraZeneca.
Esta é a primeira vez que Minas Gerais recebe vacinas da Janssen, sendo o quarto imunizante em utilização no Brasil contra a covid-19. A grande novidade é que esta vacina é aplicada em dose única, e irá aumentar a população a ser imunizada.
A definição do público-alvo dessa nova remessa está definida conforme cada imunizante recebido, sendo que as doses da vacina Pfizer serão destinadas à continuidade do esquema vacinal das pessoas com comorbidades, gestantes e puérperas com comorbidades e pessoas com deficiência permanente. As doses da CoronaVac serão utilizadas para imunização das Forças de Segurança e Salvamento e trabalhadores da Educação do Ensino Básico e do Ensino Superior. Já as vacinas da Janssen serão utilizadas na imunização de trabalhadores do transporte coletivo e da limpeza urbana, Forças de Segurança e de Salvamento, além de 80% da população de rua do estado.
E, por fim, as doses da AstraZeneca reforçam a vacinação dos grupos prioritários e serão destinadas à aplicação de 30% dos trabalhadores de Educação do Ensino Superior e D2, conforme o Programa Nacional de Imunização (PNI).
Caso algum município tenha completado o esquema vacinal de todas as pessoas de um grupo prioritário, e tiver dose disponível, poderá avançar na imunização de outros grupos prioritários elencados pelo PNI, do Ministério da Saúde.
O coordenador da Vigilância em Saúde, Emmanuel Rodrigues, ressaltou que “estamos na maior campanha de vacinação de Minas Gerais e o recebimento de mais doses de vacinas neste momento traz esperança para todos além de ampliar o público-alvo”.
Jurisdição da Gerência Regional de Saúde de Januária:
Microrregião de Januária: Bonito de Minas, Cônego Marinho, Januária, Pedras de Maria da Cruz.
Microrregião de Manga: Itacarambi, Juvenília, Miravânia, Montalvânia, São João das Missões.
Microrregião de Brasília de Minas/São Francisco: Brasília de Minas, Campo Azul, Ibiracatu, Icaraí de Minas, Japonvar, Lontra, Luislândia, Patis, Pintópolis, São Francisco, São João da Ponte, São Romão, Ubaí, Urucuia, Varzelândia.
Autor: Giuliana Dias Luz Batista