Após três anos de atividade, o SAMU da macrorregião Triângulo do Norte terá sua frota ampliada. A expectativa é que em breve uma nova Unidade de Suporte Avançado (USA) esteja em funcionamento no município de Monte Carmelo, ampliando de três para quatro USAs na macrorregião, o que qualifica e otimiza ainda mais o atendimento.
Em julho de 2018, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU 192) iniciou suas atividades na região, tornando-se importante ponto de atenção na Rede de Urgência e Emergência, reorganizando os fluxos assistenciais e oferecendo atendimento ágil e de qualidade para pelo menos 612 mil habitantes.
O aumento da frota é resultado de diversos estudos e pareceres técnicos realizados pelos servidores da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), junto com os municípios e o consórcio que administra o SAMU regional. A inclusão de uma USA no município de Monte Carmelo terá no primeiro momento financiamento do Estado e municípios, o qual foi deliberado na Comissão Intergestores Bipartite de Minas Gerais (CIB-MG) no mês de junho. Quando esta unidade for habilitada pelo Ministério da Saúde (MS), o custeio mensal para a SES-MG reduzirá de 65,50% para 53,98%.
Para a coordenadora da Atenção à Saúde da Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Uberlândia, Júlia Ione Vieira, a ampliação da frota do SAMU Triângulo do Norte reforça o acesso à Rede de Urgência e Emergência com qualidade e humanização. “Além das 18 Unidades de Suporte Básico (USB) em funcionamento e as USAs, há a articulação de toda a frota e quase duzentas Unidades de Saúde na rede do Sistema Único de Saúde (SUS) beneficiando cada dia mais a população”, destacou.
SAMU 192 Triângulo do Norte
O SAMU Triângulo do Norte foi o sétimo SAMU Regional implantado em Minas Gerais e está presente nos vinte e seis municípios: Abadia dos Dourados, Araguari, Araporã, Cachoeira Dourada, Campina Verde, Canápolis, Capinópolis, Cascalho Rico, Centralina, Coromandel, Douradoquara, Estrela do Sul, Grupiara, Gurinhatã, Indianópolis, Ipiaçu, Iraí de Minas, Ituiutaba, Monte Alegre de Minas, Monte Carmelo, Nova Ponte, Patrocínio, Prata, Romaria, Santa Vitória e Tupaciguara.
Autor: URS Uberlândia