A Gerência Regional de Saúde (GRS) de Leopoldina promoveu, no dia 23/6, reunião entre os secretários de Saúde dos 15 municípios da região. O encontro foi realizado na sede da Associação Comercial, Industrial, Agropecuária e Serviços de Leopoldina (ACIL), respeitando todas as normas de segurança e proteção contra o novo coronavírus. O objetivo foi esclarecer como funciona o processo de distribuição das doses de imunizantes recebidos pelo Ministério da Saúde (MS) e discutir o processo de vacinação da população.
O gerente regional de Saúde de Leopoldina, Renan Guimarães Oliveira, ressaltou a integração promovida pela reunião. “Esse encontro dos gestores municipais com a Unidade Regional permitiu um alinhamento operacional da campanha de vacinação, um debate oportuno e a troca de experiências capazes de permitir o fortalecimento das ações nos territórios municipais”, disse.
Durante o evento, foi esclarecida a metodologia utilizada para a divisão das doses entre os municípios após serem enviadas pelo MS. Foi reafirmado que a distribuição é feita respeitando as especificidades demográficas de cada município, seguindo o Plano Nacional de Operacionalização contra a Covid-19, elaborado pelo MS e o Plano de Vacinação contra Covid-19, produzido pela Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG).
A coordenadora de Vigilância Epidemiológica da GRS Leopoldina, Maria Luiza Silva Souza, classificou o encontro como positivo: “A reunião foi muito proveitosa e os gestores participaram efetivamente dos debates. Foram abordados temas relacionados à campanha desde o seu início, e salientado o fato de estarmos todos trabalhando em parceria e integrados, visto que precisamos estar fortalecidos para acompanhar a campanha de vacinação”, finalizou.
Autor: Gustavo Santos Ribeiro