Regional de Leopoldina: a 5ª remessa de vacinas contra a covid-19 é distribuída aos municípios

Crédito: Regional de Leopoldina

A Gerência Regional de Saúde (GRS) de Leopoldina distribuiu para os 15 municípios de sua área de abrangência, na última segunda-feira (8/3), a quinta remessa de vacinas contra a covid-19. Nessa nova etapa, foram encaminhadas 4.180 doses das 285,2 mil doses de CoronaVac recebidas pela Secretária de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG).  Até o momento, Minas Gerais já enviou aos 853 municípios 1.370.222 doses, de acordo com o Vacinômetro (https://coronavirus.saude.mg.gov.br/vacinometro).

Os imunobiológicos foram recebidos na sede da regional na última sexta-feira (5/3). Após a conferência das doses, a distribuição foi iniciada da forma mais breve possível para que a campanha de imunização continuasse nos municípios. Para a operação de distribuição dos imunizantes, mais uma vez a SES-MG contou com apoio das Forças de Segurança Estaduais, que auxiliaram no desenvolvimento e na execução das estratégias logísticas do transporte aéreo e das rotas terrestres.

Dessa vez, a SES-MG incluiu, entre os grupos prioritários, os municípios em situação crítica por causa da aceleração da pandemia nas macrorregiões Triângulo do Norte e Noroeste. Eles vão receber 0,8% a mais, nessa remessa, que já contempla a primeira (D1) e segunda doses (D2). A ação é mais uma das estratégias da SES-MG para reequilibrar a rede de Saúde do Estado. 

A coordenadora de Vigilância Epidemiológica da GRS/Leopoldina, Maria Luiza de Souza Silva, relatou o sentimento ao receber os imunizantes. “Ao buscar a vacina, a sensação é maravilhosa, por perceber que podemos cuidar de pessoas que necessitam ser vacinadas para ajudar a conter esse vírus que tanto tem assustado o planeta. Um detalhe importante é que a vacina foi distribuída duas vezes na última semana, o que demonstra que os idosos e os profissionais de saúde em breve estarão imunizados”, observou a coordenadora.

Autor: Gustavo Santos Ribeiro

Rolar para cima