A Coordenação da Regulação da Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Alfenas promoveu um treinamento online, entre os dias 3 e 9/2, aos secretários municipais de saúde, técnicos das secretarias e dos hospitais municipais para explicar a utilização correta dos programas usados pela Regulação.
A necessidade surgiu por conta da mudança da gestão em muitos municípios, tanto de secretários municipais quanto de técnicos da regulação que operacionalizam esses sistemas.
“Sentimos a necessidade de explicar os programas utilizados pela Coordenação de Regulação; primeiramente, mostrando a função de cada programa e, depois, com atividades práticas, por isso solicitamos a participação nessa videoconferência em locais que tivessem um computador com os respectivos programas instalados. Assim, foi possível tirar dúvidas que irão otimizar os serviços prestados. Pensando em melhorar a dinâmica do treinamento, dividimos os programas abordados em vários dias”, explicou a Coordenadora da Regulação da SRS Alfenas, Roseara Rodrigues.
Dentre os programas abordados estão: PPI (Programação Pactuada e Integrada); SIGTAP (Sistema de Gerenciamento da Tabela de Procedimentos, Medicamentos e OPM do SUS); CNES (Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde); Processamento ambulatorial – FPO (Ficha de Programação Orçamentária); SIA (Sistema de Informações Ambulatoriais do SUS); BPA (Boletim de Produção Ambulatorial), APAC (Autorização de Procedimentos de Alta Complexidade); RAAS (Registro das Ações Ambulatoriais de Saúde; Processamento Hospitalar (SIHD – Sistema de Informações Hospitalares Descentralizado; SISAIH – Sistema de Informação Hospitalar e CIHA – Sistema de Comunicação de Informação Hospitalar e Ambulatorial); Contratos Assistenciais; TABWIN; TFD (Tratamento Fora De Domicílio – Estadual); SUSFÁCIL, dentre outros.
Autor: Thayane Viana de Carvalho Lenzi