Nesta quinta-feira (01/06), a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) promove, em Belo Horizonte, o web seminário “Tabagismo uma ameaça para o desenvolvimento”. Voltado aos profissionais da saúde, gestores municipais e estaduais, além de parceiros no controle do tabagismo e instituições de ensino. O objetivo do encontro é promover um espaço de discussão e reflexão crítica relacionado ao uso do tabaco, subsidiando a construção de ações que contribuam para a melhoria da saúde da população.
Mais de 4.700 substâncias tóxicas estão presentes na fumaça do cigarro, incluindo arsênico, amônia, monóxido de carbono – o mesmo que sai do escapamento dos veículos, substâncias cancerígenas, além de corantes e agrotóxicos em altas concentrações. Tais substâncias, além de poluírem o ar, contribuem para o tabagismo passivo, prejudicando a saúde das pessoas que não fumam.
O evento é realizado em comemoração ao Dia Mundial sem Tabaco, celebrado no dia 31 de maio. Durante o web seminário, serão discutidos temas como os riscos do tabagismo para a saúde, estratégias da indústria do tabaco, ambientes coletivos livres de fumaça e políticas públicas de prevenção e promoção à saúde. O web seminário será transmitido ao vivo via Youtube através do link videos.uaitec.mg.
Outras informações sobre tabagismo no site www.saude.mg.gov.br/
Autor: Jéssica Gomes