A Regional de Saúde de Coronel Fabriciano, por meio do Núcleo de Atenção Primária à Saúde (NAPRIS), iniciou nesta última segunda-feira (13/02), a busca ativa para vacinação contra Febre Amarela nas zonas rurais da microrregião de Caratinga.
Entre os municípios estão Piedade de Caratinga, Imbé de Minas, Entre Folhas, Santa Bárbara do Leste, Inhapim e Santa Rita de Minas, locais onde houve casos confirmados e óbitos por febre amarela. As equipes continuarão a ação, na próxima semana, nas zonas rurais das microrregiões de Ipatinga e Coronel Fabriciano.
Segundo a coordenadora do NAPRIS da Regional de Saúde de Coronel Fabriciano, Mônica Teodoro, são seis equipes de enfermeiros, entre eles efetivos e contratados, que realizam trabalhos de vacinação e educação em saúde, conscientizando os usuários da importância da vacina contra a Febre Amarela.
“O trabalho está sendo feito com todo cuidado. As equipes foram instruídas de acordo com as notas técnicas da Secretaria Estadual de Saúde e do Ministério da Saúde e esperamos um resultado satisfatório, com uma grande imunização na zona rural do Vale do Aço”, reforça.
Para o superintendente Regional de Saúde de Coronel Fabriciano, Wagner Barbalho, o trabalho das equipes de vacinação visa intensificar as ações do bloqueio vacinal já realizado pelos municípios, realizando também um trabalho educativo de casa em casa.
“Esse trabalho agora é de corpo a corpo, dialogando com o usuário e oferecendo a vacina. São seis equipes de vacinação que percorrerão fazendas, sítios e chácaras. A Regional está mobilizada e alinhadas com todos os municípios e em estado de vigilância”, finalizou Wagner.
Autor: Flávio Samuel