A Regional de Saúde de Pedra Azul realizou, nesta última quarta-feira (08/02), uma capacitação para apresentar e discutir os indicadores do Programa de Monitoramento das ações de Vigilância em Saúde para o ano de 2017. O encontrou contou com a presença de Coordenadores e referências técnicas das Vigilâncias em Saúde: Sanitária, Epidemiológica, Ambiental e Saúde do Trabalhador.
A Coordenadora da Vigilância em Saúde da Regional de Saúde de Pedra Azul, Maria José Letícia Leite, apresentou o Programa de Monitoramento da Vigilância em Saúde e destacou que os municípios terão até o dia 15 de fevereiro para assinar um termo de compromisso para aderir ao programa. “É importante que os municípios entendam bem as atribuições das vigilâncias para desenvolver as ações de forma mais efetiva, assim como, conhecer os indicadores que estão sendo pactuados, para que cumpram as metas estabelecidas”, disse.
Dentre os 36 indicadores do programa, uma das novidades é a exigência da criação e funcionamento do Comitê Municipal de enfrentamento da Dengue, Chikungunya e Zika a partir do segundo quadrimestre deste ano. Os municípios também deverão produzir boletins quadrimestrais de vigilância que deverão ser encaminhados aos serviços de saúde.
A Referência em Saúde do Trabalhador da Regional de Saúde de Pedra Azul, Fernanda Pamponet, reforçou a importância das notificações dos agravos e doenças relacionadas ao trabalho, para que se possa desenhar o cenário epidemiológico da região e incentivou a criação da Comissão Intersetorial de Saúde do Trabalhador e Trabalhadora (CISTT) municipal, pelo Conselho Municipal de Saúde. “Esse é um indicador específico para municípios com mais de 50 mil habitantes. Contudo, acho importante que todos os nossos municípios possam criar a CISTT porque essa comissão busca incentivar o trabalho em equipe, com ações mais integradas”, defendeu.
Já a Coordenadora de Vigilância Sanitária da Regional de Saúde de Pedra Azul, Renata Alves, destacou que um dos pontos positivos do Programa de Monitoramento das ações de Vigilância em Saúde é que possibilita a descentralização das ações para os municípios de forma gradativa e ordenada, sendo que os técnicos da vigilância em saúde da Regional já estão realizando o monitoramento de cada indicador, garantindo, assim, a qualidade das ações desenvolvidas.
Autor: Allan Campos