SES mobiliza Patos de Minas contra a gripe

Imagem

O tempo mais frio e ambientes com grande aglomeração de pessoas são fatores que podem favorecer a proliferação da gripe. Por esta razão, a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES/MG), por meio da Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Patos de Minas, promoveu na manhã desta quinta-feira (20/06) um café da manhã para as lideranças locais e regionais com o objetivo de mobilizá-los na adoção de medidas preventivas contra a gripe, de acordo com o conceito da campanha estadual “Mude seu jeito de ver a gripe. Ela mata”.

Lindomar Marques Babilônia, superintendente regional de saúde de Patos de Minas, apresentou o cenário da gripe em Minas Gerais no ano de 2013 e as estratégias que estão sendo utilizadas para evitar uma epidemia. “Estamos reunidos com representantes de diversos setores governamentais e sociedade civil em um evento semelhante que foi presidido pelo Secretário de Estado de Saúde, Antônio Jorge de Souza Marques, em Belo Horizonte. Convidamos lideranças estratégicas para desenvolver ações de mobilização social contra a gripe, pois a Influenza é uma questão séria e pode levar a pessoa à morte. Por esta razão temos que trabalhar preventivamente junto com a população, alertando sobre cuidados simples de higiene, principalmente no período crítico do inverno, considerando ainda que no Brasil está acontecendo grandes eventos, como a Copa das Confederações e a Jornada Mundial da Juventude”.

No mesmo sentido de reforçar a prevenção, a diretora do Hospital Regional Antônio Dias, Maria de Fátima Braz, disse que a vigilância é o eixo primordial para evitar a gripe. “O hospital é referência macrorregional para receber os pacientes com suspeita de Influenza. No entanto, se houver muitos pacientes com síndrome gripal, a nossa assistência ficará comprometida, e dependendo do quadro clínico, o paciente poderá evoluir para óbito”.

A educação é um parceiro estratégico para as ações de mobilização social. Susie Adriane Silva Pereira, superintendente regional de ensino de Patos de Minas, disse que articulará com as coordenadoras pedagógicas para elaborar um planejamento de trabalho nas escolas estaduais dos quatorze municípios da jurisdição regional. “Fizemos um grande trabalho nas escolas este ano com relação à dengue e tivemos um resultado positivo, agora vamos trabalhar a gripe com os alunos”.

O administrador da rodoviária de Patos de Minas, Davi Murilo Araújo, disponibilizou o espaço para divulgar a campanha estadual e o diretor do Departamento de Estradas de Rodagem (DER) de Patos de Minas completou que durante as blitz educativas, os agentes poderão distribuir material informativo da gripe. Paulo Maurício Buso Gomes, membro do Conselho Regional de Medicina, comprometeu a mobilizar os médicos durante dois grandes eventos da área que acontecerão ainda em julho. Otaviano Marques, presidente da Câmara de Vereadores de Patos de Minas, sugeriu que a saúde monte um espaço para falar da gripe no evento que será no Cristavo, sábado, dia 29, e que evolverá um grande público da cidade.

Houve a participação dos seguintes parceiros: Ministério Público, Hospital Regional Antônio Dias (Fhemig), Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (SEDESE), Superintendência Regional de Ensino, Secretaria de Planejamento (SEPLAG), Polícia Militar, Departamento de Estadas e Rodagem (DER), Fundação Hemominas, Instituto de Previdência dos Servidores do Estado de Minas Gerais (IPSEMG), Conselho Regional de Medicina, Conselho dos Secretários Municipais de Saúde de Minas Gerais (COSEMS/MG), Associação dos Municípios do Alto Paranaíba (AMAPAR), Consórcio Intermunicipal de Saúde do Alto Paranaíba (CIS ALP), Sindicato dos Bancários, Câmara de Vereadores de Patos de Minas, Associação Comercial de Patos de Minas, Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM), Secretaria de Saúde de Patos de Minas, Secretaria de Educação de Patos de Minas, Igreja Presbiteriana, Terminal Rodoviário e Aeroporto.

Gripe

Até o momento, em 2013, Minas Gerais já registrou 61 casos de Influenza, com 12 óbitos, sendo 11 por Influenza A H1N1 e 1 por Influenza B. Patos de Minas teve um caso de H1N1 confirmado e o paciente recebeu alta.

Medidas simples auxiliam na prevenção à doença:

– Lave as mãos frequentemente com água e sabão;

– Ao tossir ou espirrar, cubra a boca com a parte interno do braço;

– Não compartilhe alimentos, copos, toalhas e objetos de uso pessoal;

– Em casos de suspeita de gripe, procure seu médico ou a unidade da saúde mais próxima.

Autor: Lilian Cunha

Rolar para cima