A Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), por meio das Unidades Regionais de Saúde (URS) em parceria com os municípios, realizou, no último sábado (20/6) o Dia D a Campanha Estadual de Multivacinação 2026. Na Gerência Regional de Saúde (GRS) de Leopoldina, a iniciativa contou com a adesão de todos os 15 municípios. A iniciativa objetivou a atualização da caderneta de vacinação de crianças e adolescentes menores de 15 anos, conforme o Calendário Nacional de Vacinação.
A dirigente da GRS Leopoldina, Cynara Carneiro Dias dos Reis, destacou a importância da iniciativa. “O Dia D de multivacinação é um movimento de proteção à vida que mobiliza Minas Gerais em torno do cuidado com a população. Manter a vacinação em dia protege não apenas o indivíduo, mas toda a comunidade”, afirmou.
Moradora de Leopoldina, Rosa Silva, 44 anos, reforçou a importância da vacinação dos filhos. “Levei minha filha para ser vacinada para ela poder ficar protegida, inclusive por causa das doenças que são mais comuns na época do inverno. É fundamental que todas as mães mantenham a vacinação das crianças em dia”, relata.
De acordo com a referência técnica em Imunização da GRS Leopoldina, Elizabete Guimarães Santos Vieira, a mobilização amplia o acesso à vacinação e representa uma oportunidade estratégica para atualização do esquema vacinal desse público.
A ação faz parte da estratégia Vacina Mais Minas e contribui para aumentar as coberturas vacinais e reduzir o risco de reintrodução e disseminação de doenças imunopreveníveis. A Campanha de Multivacinação segue até o dia 30/6 e, aqueles que ainda não atualizaram o cartão de vacinação, podem procurar a Unidade Básica de Saúde mais próxima.
Por Gerência Regional de Saúde de Leopoldina

