Neste sábado (20/6), a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) promoveu o Dia D da Campanha Estadual de Multivacinação 2026 em todo o estado. Todos os 32 municípios da área de abrangência da Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Teófilo Otoni participaram da estratégia, que faz parte do programa Vacina Mais Minas e busca ampliar a cobertura vacinal com a atualização dos cartões de vacina de crianças e adolescentes com menos de 15 anos.
Unidades de saúde em toda a região da SRS Teófilo Otoni abriram suas portas para receber o público, facilitando o acesso da população às doses necessárias e garantindo que todos recebam as vacinas contra diversas doenças desde a infância.
A campanha de mobilização ocorre ao longo de todo o mês de junho, estendendo-se do dia 1º ao dia 30 de junho, e tem como objetivo principal fazer com que as equipes de saúde analisem a situação vacinal de cada criança e adolescente de forma individualizada, aplicando as doses em atraso conforme o Calendário Nacional de Vacinação. Estão sendo ofertadas todas as vacinas disponíveis na rede pública de saúde, incluindo vacinas essenciais como a BCG e a contra hepatite B.
O público-alvo da estratégia são os menores de 15 anos que, por qualquer motivo, estejam com o registro de doses pendente ou desatualizado. A mobilização ocorre em um período fundamental para reforçar a saúde coletiva, visando a redução de surtos, epidemias e o controle de doenças que podem ser prevenidas por meio das vacinas. Além disso, o Dia D representa a oportunidade ideal para que pais e responsáveis, que encontram dificuldades de comparecer aos postos durante os dias úteis, garantam a vacinação das crianças e jovens.
No município de Teófilo Otoni, as ações de vacinação foram centralizadas nas Unidades de Saúde que possuem sala de vacina e em pontos estratégicos da cidade. Foi registrada grande movimentação no Programa Saúde da Família (PSF) Filadélfia e na Unidade Básica de Referência (UBR) Vila Verônica, localizada na Rua Cabo Ramiro Ferreira, no bairro Tancredo Neves.
O superintendente regional de saúde de Teófilo Otoni, Leonardo Figueiredo Santos, acompanhou de perto o andamento das ações na UBR Vila Verônica ao lado do secretário municipal de saúde, Leonardo Seixas. Na ocasião, o superintendente ressaltou a importância do engajamento social e a estrutura montada para acolher a população:
“É muito importante a participação da comunidade, trazendo suas crianças e adolescentes para atualizar os cartões de vacina. A campanha de multivacinação se estende até o dia 30 de junho, para atender a esse público prioritário. Os pais e os responsáveis devem levar as suas crianças e os seus adolescentes porque a vacinação é algo seguro, salva vidas e previne doenças graves para essa faixa etária”, disse.
O secretário municipal de saúde, Leonardo Seixas, também reforçou o chamado às famílias durante a vistoria na unidade de atendimento. “A atualização do cartão vacinal é muito importante, pois a vacina boa é a vacina no braço. Vamos nos proteger, afirmou”
Por Superintendência Regional de Saúde de Teófilo Otoni / Foto: Superintendência Regional de Saúde de Teófilo Otoni

