SAE Ampliado e a Vigilância das Condições Crônicas: Montes Claros sedia oficina nos dias 12 e 13 de maio

Aberto à participação de referências técnicas de serviços municipais de vigilância em saúde e de Atenção Primária à Saúde, a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) realizará nos dias 12 e 13 de maio, em Montes Claros, a Oficina SAE Ampliado e a Vigilância das Condições Crônicas. A iniciativa implementada em parceria com o Serviço de Atenção Especializada (SAE), sediado em Montes Claros, e a Força Estadual do Sistema Único de Saúde (FE-SUS) abordará temáticas relacionadas à tuberculose, hanseníase, leishmanioses tegumentar e visceral e Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs). 

Para cada um dos 86 municípios das áreas de atuação da Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Montes Claros e das Gerências Regionais de Saúde (GRS) de Januária e Pirapora estão sendo ofertadas vagas para coordenador de Vigilância em Saúde e da Atenção Primária à Saúde e para as referências técnicas em tuberculose, hanseníase, leishmaniose e ISTs. As inscrições devem ser feitas até sexta-feira, 8/5, por meio do link https://www.even3.com.br/sae-ampliado-e-a-vigilancia-de-condicoes-cronicas-no-estado-de-minas-gerais-731834/

“As oficinas buscam fortalecer a organização da Rede de Atenção à Saúde no Norte de Minas, promovendo a articulação entre serviços de atenção especializada, a atenção primária e as estruturas de vigilância em saúde, visando ampliar a resolutividade e o alcance das ações no estado”, explica Agna Soares da Silva Menezes, coordenadora de vigilância em saúde e do Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (Cievs) Regional de Montes Claros. 

Ainda segundo a coordenadora, “o objetivo da Secretaria de Estado da Saúde é fortalecer a atuação do SAE Ampliado por meio da qualificação técnica dos profissionais atuantes nos municípios e nas Unidades Regionais de Saúde, integrando os níveis de atenção e vigilância, além de fortalecer competências clínicas, matriciadoras e de monitoramento dos serviços”. 

Programação

No dia 12 de maio a programação será aberta às 9 horas, no auditório da Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Montes Claros (ACI), sediada na Avenida Major Alexandre Rodrigues, 232, bairro Ibituruna. Em seguida, serão apresentadas as atribuições, competências e a função matriciadora do SAE. Até às 17 horas serão apresentadas e debatidas questões relacionadas ao fluxo de atendimento e discussão de casos clínicos de pacientes diagnosticados com hanseníase e tuberculose. 

A programação terá prosseguimento no dia 13/5, a partir das 9 horas, no auditório da Associação dos Municípios da Área Mineira da Sudene (Amams) – Av. Major Alexandre Rodrigues, 416 – bairro Ibituruna, com apresentação de fluxogramas de atendimento de pacientes e discussão de casos clínicos de pessoas acometidas por leishmaniose tegumentar e visceral e infecções sexualmente transmissíveis (HIV-Aids, sífilis, entre outras). 

Amplia PrEP

Josianne Dias Gusmão, referência técnica da Coordenação de Vigilância em Saúde na SRS de Montes Claros, explica que ainda no segundo dia da oficina será apresentado o Projeto Piloto Amplia PrEP, que está sendo implementado no Norte de Minas desde maio de 2025, por meio do SAE Ampliado de Montes Claros. A iniciativa possibilita o acesso da população à teleconsulta da Profilaxia da Pré-Exposição (PrEP) ao vírus da Imunodeficiência Humana (HIV). 

O vírus ataca o sistema imunológico enfraquecendo as defesas do corpo contra infecções e doenças. É transmitido principalmente através de relações sexuais sem proteção, compartilhamento de agulhas contaminadas e da mãe para o filho durante a gestação, parto e amamentação.

A teleconsulta no SAE Ampliado é conduzida por farmacêutico especializado e todas as informações dos usuários são tratadas com total sigilo, em conformidade com a Lei Geral de Proteção de Dados. 

Entre os critérios básicos para uso da PrEP estão: a pessoa deve ter 15 anos ou mais de idade; peso igual ou superior a 35 quilos; estar em situação de risco aumentado para o HIV; apresentar teste de HIV negativo com até sete dias antes da teleconsulta.

As pessoas interessadas em utilizar a teleconsulta devem preencher um cadastro através de um dos seguintes links: 

http://www.mg.gov.br/cidadaohttps://servicos.saude.mg.gov.br/

No preenchimento do cadastro o usuário do SUS deverá fornecer os seguintes dados: nome completo; data de nascimento; CPF; e-mail (para envio da prescrição médica); idade; peso; município de residência e indicação se já utiliza ou não a profilaxia pré-exposição. 

Após o preenchimento do cadastro o usuário receberá por e-mail um link para agendar a teleconsulta, escolhendo o melhor dia e horário.

No momento da consulta o usuário deverá apresentar documento com foto e teste de HIV negativo, realizado até sete dias antes.

Para a dispensação da medicação preventiva ao HIV a Unidade Dispensadora de Medicamentos do SAE Ampliado de Montes Claros funciona em dois períodos: de 8 às 12 horas e de 13 às 17 horas no seguinte endereço: Rua Coronel Joaquim Sarmento, 26, bairro Alto São João. 

SAE Ampliado

O SAE Ampliado reestrutura a atenção às condições crônicas transmissíveis em serviços especializados, por meio da ampliação do escopo de atuação. Além das doenças e agravos já atendidos na rotina do SAE, entre elas, infecções sexualmente transmissíveis; HIV/Aids e hepatites virais, o serviço incorpora os Centros de Referência em Imunobiológicos Especiais (CRIE) e a vigilância de Eventos Supostamente Atribuíveis à Vacinação ou Imunização (ESAVI). Também foram incorporados serviços de atenção especializada à tuberculose, hanseníase, leishmaniose visceral e tegumentar. 

Por: Pedro Ricardo

Foto: Pedro Ricardo

Rolar para cima