Agentes de Combate a Endemias (ACEs) e supervisores de campo dos municípios da área de abrangência da Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Ponte Nova participaram, nos dias 10 e 11/3, do Treinamento de Aplicação de Permetrina (Aerosystem). A capacitação foi uma iniciativa da Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG), por meio da Coordenação Estadual de Vigilância das Arboviroses e Controle Vetorial (CEVARB-CV) e contou com o apoio do Núcleo de Vigilância Epidemiológica (Nuvepi) da SRS e da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Viçosa. O conteúdo teórico aconteceu no auditório da Prefeitura de Viçosa e a parte prática foi realizada em ruas do bairro Bom Jesus.
O objetivo do treinamento foi capacitar as equipes municipais para o uso do Aerosystem, equipamento de aplicação do inseticida permetrina, utilizado para eliminar, dentro dos imóveis, as fêmeas do mosquito Aedes aegypti, responsáveis pela transmissão da dengue, zika e chikungunya. Trata-se de medida complementar aos demais métodos de controle, utilizada nos casos em que o município está em situação de emergência ou mediante caso suspeito ou confirmado de chikungunya.
Para a coordenadora de Vigilância em Saúde da SRS Ponte Nova, Graziele Menezes Ferreira Dias, o treinamento faz parte de uma agenda intensa que foi desenvolvida para apoiar os municípios. “O controle vetorial integra os cinco eixos que temos trabalhado, junto com a comunicação e mobilização social, a assistência aos casos, a vigilância epidemiológica e entomológica e a gestão”, enumerou.
A referência técnica da CEVARB-CV, Dionísio Pacelli, responsável pelo treinamento, destacou que o trabalho de enfrentamento às arboviroses é contínuo e sempre passível de atualizações. “O Aedes aegypti está em constante adaptação e nós também precisamos nos adaptar. Alguns exemplos de inovações são os drones, as estações disseminadoras de larvicidas, a nova metodologia de Ultra Baixo Volume (UBV) peridomiciliar com equipamento costal, as novas diretrizes para uso de permetrina, entre outros”, citou.
Para o supervisor de campo do município de Canaã, Ismael Mendes da Silva, participar de treinamentos é sempre muito produtivo. “Destaco a questão do uso dos equipamentos de proteção e a utilização do permetrina, do UBV pesado e do bloqueio costal. Os servidores municipais mais antigos podem se atualizar e os novos adquirem conhecimento para realizar suas rotinas de trabalho de forma mais completa”, opinou.
Centro colaborador
O município de Viçosa tem sido parceiro no controle das arboviroses. Um exemplo é o Centro Colaborador (CC) da Universidade Federal de Viçosa (UFV), que realiza a análise laboratorial de casos de arboviroses e também de malária. O CC também atua na área de entomologia, apoiando diretamente o serviço que os ACEs realizam, como a conferência de larvas, a análise dos vetores e o apoio às capacitações.

UBV
De 3 a 5/3, em Ponte Nova e Viçosa, houve apresentação do Programa de Controle de Arboviroses ao Consórcio Intermunicipal de Saúde da Microrregião de Viçosa (Cismiv), responsável pela política do UBV veicular para os 30 municípios da SRS, além de representantes da empresa terceirizada Saneamento Ambiental, Projetos e Operações (SAPO). O treinamento foi realizado pelos supervisores de campo da SRS Ponte Nova, Geraldo Caldas e Sebastião Moreira, que trataram de diversos assuntos, entre os quais: elaboração de programação, contagem de quarteirões, preenchimento de formulário, velocidade de condução, teste de gotas e regulagem da máquina que dispensa o inseticida.
Por Tarsis Murad
Fotos: Graziele Menezes (foto de capa) e Geraldo Caldas (foto interna)
