Farmacêuticos da macrorregião de Saúde Jequitinhonha participam de encontro regional para alinhamento técnico

Encontro promovido pela SRS Diamantina reuniu 31 municípios para alinhar a gestão de medicamentos básicos, estratégicos e especializados

Farmacêuticos dos 31 municípios da área de abrangência da Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Diamantina participaram, na terça-feira (10/02), do I Encontro de Farmacêuticos da região. O evento, promovido pela Coordenação de Assistência Farmacêutica (CAF) da SRS Diamantina, no auditório da regional, teve como objetivo alinhar procedimentos e esclarecer dúvidas sobre a gestão de medicamentos no SUS.

A pauta do evento focou nas novas resoluções e nos processos dos Componentes Básico, Estratégico e Especializado da Assistência Farmacêutica. Entre os temas debatidos estiveram a gestão de insulinas NPH, regular e glargina, o funcionamento do painel de acompanhamento de entregas, e a transição do medicamento palivizumabe para o niservimabe, nova tecnologia incorporada para a prevenção do Vírus Sincicial Respiratório (VSR), uma das principais causas de infecções das vias respiratórias e pulmões em recém-nascidos e crianças pequenas.

Em sua avaliação, a referência técnica da CAF da SRS Diamantina, Adria Tayna Souza, destacou o impacto estratégico da iniciativa. “O alinhamento técnico permite otimizar os fluxos da assistência farmacêutica nos municípios, possibilitando um atendimento mais ágil, eficiente e seguro ao paciente. Isso gera mais confiança no processo, tanto para a equipe quanto para o paciente”, afirmou.

O farmacêutico Leandre Mendonça Gazoni, do município de Alvorada de Minas, avaliou a importância do encontro para a qualificação profissional. “Capacitações como esta fortalecem a assistência por meio de atualizações que otimizam o entendimento do processo. Quanto maior a capacitação do farmacêutico, melhor o atendimento ao paciente, com cuidado, segurança e qualidade”, destacou.


Por: Ricardo Maciel

Foto: Davi Silva

Rolar para cima