Vacinação contra a bronquiolite já alcançou mais de 2,7 mil gestantes na Regional de Montes Claros

Dois meses após o repasse da primeira remessa de vacinas contra o vírus sincicial respiratório a 54 municípios que integram a sua área de atuação, a Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Montes Claros já conseguiu viabilizar a vacinação de 2.769 gestantes. Consequentemente, os bebês que brevemente farão parte do contingente populacional do Norte de Minas estarão protegidos contra a bronquiolite (inflamação que acomete as pequenas vias aéreas dos pulmões, mais comum em crianças com menos de 2 anos. A doença é causada principalmente por vírus, tendo como sintomas tosse, chiado no peito e dificuldade para respirar).

“Os resultados até então obtidos no Norte de Minas demonstram que está sendo positiva a adesão das gestantes à vacinação contra o vírus sincicial respiratório. Isso é importante pelo fato da maioria dos casos de bronquiolite ter como causa infecção viral, doença para a qual não existe tratamento específico. Os cuidados têm como foco o alívio dos sintomas e, em casos graves, podem necessitar de hospitalização da criança com administração de oxigênio e líquidos”, observa Agna Soares da Silva Menezes, coordenadora de vigilância em saúde na SRS de Montes Claros. 

A vacina, que no segundo semestre de 2025 foi inserida pelo Ministério da Saúde no Programa Nacional de Imunizações (PNI), é administrada em dose única e é destinada a mulheres a partir da 28ª semana de gestação. 

“Nesse contexto, os profissionais dos serviços de Atenção Primária à Saúde e que atuam na assistência às gestantes durante o pré-natal são fundamentais no sentido de orientar as mulheres sobre a importância da atualização dos cartões de vacina. Isso inclui, além do imunizante contra a bronquiolite, a vacina dTpa (contra a difteria, tétano e coqueluche); Influenza (contra a gripe) e a Covid-19”, pontua Agna Menezes.

Até o momento a SRS Montes Claros já disponibilizou aos municípios da sua área de abrangência 6.391 doses de vacinas. Entre a primeira quinzena de dezembro e esta quinta-feira, 5/2, onze municípios se destacam com a administração de 2.206 doses da vacina: Montes Claros (1.369 doses); Janaúba (213); Porteirinha (130); Jaíba (100); Salinas (83); Bocaiúva (64); Coração de Jesus (58); Espinosa (57); Francisco Sá (50); Capitão Enéas (42) e São João do Paraíso (40); 

Cenário

 Dados do Ministério da Saúde apontam que, anualmente, “o vírus sincicial respiratório é responsável por cerca de 75% dos casos de bronquiolite e 40% dos casos de pneumonia em crianças menores de dois anos”. 

Ainda de acordo com o Ministério da Saúde, até o dia 22 de novembro do ano passado o país registrou 43,2 mil casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) causados pelo vírus sincicial respiratório. 

“A maior concentração de hospitalizações envolveu crianças com menos de dois anos de idade, totalizando mais de 35,5 mil ocorrências. Isso representa 82,5% dos casos de síndromes respiratórias agudas graves causadas por vírus sincicial”, alerta o Ministério da Saúde.

Por: Pedro Ricardo

Foto: Dirceu Aurélio/Imprensa MG

Rolar para cima