A Escola de Saúde Pública do Estado de Minas Gerais (ESP-MG) está com inscrições abertas para a nova turma do curso “Saúde Mental na Atenção Primária: construindo parcerias para o cuidado”. A formação será ofertada na modalidade Educação a Distância (EaD), em formato autoinstrucional (sem tutoria), com emissão de certificado ao final do curso e sem custos para o participante.
As pessoas interessadas devem se inscrever de 03 de fevereiro a 18 de fevereiro de 2026, por meio do preenchimento do Formulário Eletrônico disponível abaixo:
Esta iniciativa representa o primeiro curso on-line ofertado pela ESP-MG, com foco na temática da saúde mental. A proposta tem como base o princípio do cuidado em liberdade, que valoriza o respeito e a cidadania das pessoas em sofrimento mental, orientando as práticas da Rede de Atenção Psicossocial (RAPS)
O curso tem como objetivo qualificar trabalhadoras e trabalhadores da Atenção Primária à Saúde (APS) para atuarem no cuidado às pessoas em sofrimento mental, fortalecendo práticas alinhadas à atenção psicossocial e ao trabalho em rede.
A formação é destinada a trabalhadores e trabalhadoras do Sistema Único de Saúde (SUS) que atuam na Atenção Primária à Saúde nos municípios de Minas Gerais, como Agentes Comunitários de Saúde, Agentes de Combate às Endemias, técnicos e auxiliares de enfermagem, enfermeiros, psicólogos, médicos, entre outros profissionais.
Vagas e pré-requisitos
Serão disponibilizadas 500 vagas, preenchidas por ordem de chegada das inscrições válidas. Para participar, é necessário:
- Atuar na Atenção Primária à Saúde, exercendo funções como Agente Comunitário de Saúde, Agente de Combate às Endemias, técnico ou auxiliar de enfermagem, enfermeiro, psicólogo, médico, entre outras;
- Trabalhar em serviços de saúde localizados no estado de Minas Gerais.
Ementa e carga horária
O curso possui carga horária 40 horas, distribuídas em quatro unidades temáticas:
1-Trabalhando na Atenção Primária à Saúde com saúde mental
Importância da APS no cuidado em saúde mental; compreensão do sofrimento psíquico e suas diferentes manifestações; relação entre sofrimento mental e condições de vida; sinais de agravamento do sofrimento mental.
Carga horária: 15h
2. Apostas para o cuidado na perspectiva da atenção psicossocial: como era e como é hoje a atenção à saúde mental
Histórico da assistência às pessoas em sofrimento mental até o final da década de 1980; construção e implementação da política de saúde mental no Brasil.
Carga horária: 5h
3. Cuidado em Rede: A Rede de Atenção Psicossocial e outros recursos
Funcionamento da Rede de Atenção Psicossocial, seus serviços, modalidades e funções; importância da construção de parcerias e do cuidado em rede intra e intersetorial.
Carga horária: 10h.
4. Funcionamento da Rede de Atenção Psicossocial: serviços, modalidades e funções. Importância da construção de parcerias e cuidado em rede intra e intersetorial.
Princípios, modos e estratégias da atenção psicossocial: conceitos e ferramentas que orientam as práticas de cuidado em saúde mental, como acolhimento, vínculo, responsabilização, técnico de referência, matriciamento e projeto terapêutico singular.
Carga horária: 10h.
Resultado e início do curso
A lista com os nomes das pessoas selecionadas será divulgada no site da ESP-MG a partir do 24 de fevereiro de 2026. O início do curso no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)está previsto para25 de fevereiro de 2026.A partir dessa data, o participante terá 40 dias corridos para concluir todas as atividades.
Atenção! É fundamental que o endereço de e-mail informado no momento da inscrição seja pessoal e esteja corretamente digitado, pois todas as orientações e informações de acesso ao curso serão enviadas exclusivamente por esse canal.
Dúvidas e outras informações
📧E-mail: coordenacaoead3@esp.mg.gov.br
📱 WhatsApp: (31) 99721-0536 (Atendimento somente por mensagem de texto)
👉 Clique aqui e inscreva-se:
https://forms.gle/Z9wfcPULnjAv1gTb6
