Duas novas unidades básicas de saúde (UBS) recentemente inauguradas na cidade de Piumhi, na área de abrangência da Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Passos, ampliaram para mais de 100% a capacidade de cobertura da Atenção Primária à Saúde (APS) para a população. Com mais de 37 mil habitantes, Piumhi chegou a 14 UBS, com uma equipe de Saúde da Família (eSF), saúde bucal e multiprofissional (e-Multi) operando em cada unidade.
As duas novas UBS são frutos de recursos estaduais no total de R$ 3.958.555,48, repassados por meio da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) destinados ao município. As unidades foram construídas nos bairros Novo Tempo, sendo a UBS “Mitermayer Alves Terra”, inaugurada em 15/12/25, e Nova Esperança, a UBS “Arlindo Barbosa Neto”, entregue à população em 9/1/26.
Para a assessora de Governança Regional Estratégica (AGRE) Vanessa Aparecida de Assis, que representou a SRS Passos na inauguração em 9/1, o investimento do Estado em novas UBS “reforça a importância do planejamento e da articulação com os municípios, garantindo uma rede de atenção mais resolutiva, organizada e capaz de responder às necessidades reais do território”.
Segundo a referência técnica Jaqueline Silva Santos, da Coordenação de Redes de Atenção à Saúde (CRAS), as novas UBS de Piumhi “podem contribuir para a ampliação do acesso às ações e serviços da Atenção Primária à Saúde, com possíveis reflexos no cuidado e na promoção da saúde das pessoas”.
As unidades têm capacidade para oferecer diversos serviços aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), alcançando 100% da população piumhiense, de acordo com o parâmetro da Política Nacional de Atenção Básica (PNAB), que estima entre 2 mil e 3,5 mil pessoas o potencial de atendimento de uma equipe de atenção básica e de saúde da família. Com as 14 unidades e 14 equipes, e população estimada em 37.742, Piumhi passa a ter um potencial de cobertura de mais de 50 mil pessoas, segundo o Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde (CNES).
Os serviços oferecidos nas unidades são de enfermagem, consultas médicas e odontológicas, saúde bucal e uma equipe Multiprofissional (e-Multi) para acompanhamento em fisioterapia, psicologia, nutrição, práticas integrativas e complementares, além de atendimento especializado para gestantes, bebês e idosos.
“Nós estamos agora com 14 unidades básicas de saúde, com 14 equipes de saúde da família. E temos essas duas últimas unidades que implantamos com recursos do Estado. E agora, dessas 14 unidades básicas de saúde, apenas uma não é em imóvel próprio”, contabiliza a secretária municipal de Saúde, Rosângela Aparecida Terra e Guerra.
Por Enio Modesto
Foto: SMS Piumhi – Vista da UBS Arlindo Barbosa Neto, inaugurada em janeiro em Piumhi
