Duas novas UBS de Piumhi ampliam cobertura para 100% da população

As obras foram entregues à população entre dezembro e janeiro, oferecendo diversos serviços da Atenção Primária à Saúde para os mais de 37 mil habitantes

Duas novas unidades básicas de saúde (UBS) recentemente inauguradas na cidade de Piumhi, na área de abrangência da Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Passos, ampliaram para mais de 100% a capacidade de cobertura da Atenção Primária à Saúde (APS) para a população. Com mais de 37 mil habitantes, Piumhi chegou a 14 UBS, com uma equipe de Saúde da Família (eSF), saúde bucal e multiprofissional (e-Multi) operando em cada unidade.

As duas novas UBS são frutos de recursos estaduais no total de R$ 3.958.555,48, repassados por meio da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) destinados ao município. As unidades foram construídas nos bairros Novo Tempo, sendo a UBS “Mitermayer Alves Terra”, inaugurada em 15/12/25, e Nova Esperança, a UBS “Arlindo Barbosa Neto”, entregue à população em 9/1/26.

Para a assessora de Governança Regional Estratégica (AGRE) Vanessa Aparecida de Assis, que representou a SRS Passos na inauguração em 9/1, o investimento do Estado em novas UBS “reforça a importância do planejamento e da articulação com os municípios, garantindo uma rede de atenção mais resolutiva, organizada e capaz de responder às necessidades reais do território”.

Segundo a referência técnica Jaqueline Silva Santos, da Coordenação de Redes de Atenção à Saúde (CRAS), as novas UBS de Piumhi “podem contribuir para a ampliação do acesso às ações e serviços da Atenção Primária à Saúde, com possíveis reflexos no cuidado e na promoção da saúde das pessoas”.

As unidades têm capacidade para oferecer diversos serviços aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), alcançando 100% da população piumhiense, de acordo com o parâmetro da Política Nacional de Atenção Básica (PNAB), que estima entre 2 mil e 3,5 mil pessoas o potencial de atendimento de uma equipe de atenção básica e de saúde da família. Com as 14 unidades e 14 equipes, e população estimada em 37.742, Piumhi passa a ter um potencial de cobertura de mais de 50 mil pessoas, segundo o Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde (CNES).

Os serviços oferecidos nas unidades são de enfermagem, consultas médicas e odontológicas, saúde bucal e uma equipe Multiprofissional (e-Multi) para acompanhamento em fisioterapia, psicologia, nutrição, práticas integrativas e complementares, além de atendimento especializado para gestantes, bebês e idosos.

 “Nós estamos agora com 14 unidades básicas de saúde, com 14 equipes de saúde da família. E temos essas duas últimas unidades que implantamos com recursos do Estado. E agora, dessas 14 unidades básicas de saúde, apenas uma não é em imóvel próprio”, contabiliza a secretária municipal de Saúde, Rosângela Aparecida Terra e Guerra.

Por Enio Modesto

Foto: SMS Piumhi – Vista da UBS Arlindo Barbosa Neto, inaugurada em janeiro em Piumhi

Rolar para cima