Municípios da macrorregião de Saúde Triângulo Norte participam do Simulado de Incidente com Múltiplas Vítimas, atividade que será realizada neste sábado (6/12) e que integra o 4º Fórum de Urgência e Emergência e Atendimento, realizado em Uberlândia. O fórum é realizado no período de 4 a 6/12, com o apoio da Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Uberlândia, e tem como objetivo aprimorar a preparação dos profissionais da saúde, a partir dos resultados do Plano de Ação Regional (PAR) da Rede de Atenção às Urgências e Emergências da macrorregião de saúde.
Na abertura, Sueli Pereira Borges, superintendente adjunta da SRS Uberlândia, destacou a relevância do fórum para a melhoria dos atendimentos pré e intra-hospitalares: “O evento permite que a macro Triângulo Norte fortaleça a Rede de Urgência e Emergência, teste e aperfeiçoe os protocolos já implementados, buscando sempre oferecer o melhor suporte a população”, afirmou.
A simulação incidente com múltiplas vítimas, que é parte das atividades do fórum, é estruturada a partir dos resultados do PAR, que orienta os fluxos de atendimento e garante o encaminhamento adequado dos pacientes para os hospitais de referência que atendem os 27 municípios da macrorregião.
A referência técnica da Rede de Urgência e Emergência da SRS de Uberlândia, Rosana Gervásio, explicou os atendimentos das vítimas com maior risco de morbidade – como doenças cardiovasculares, traumatologia ortopédicas, neurológica e Acidente Vascular Cerebral (AVC) – contam com financiamento do Ministério da Saúde (MS) e da política Valora Minas, que reforçam equipes, estrutura física e materiais.
Segundo Rosana Gervásio, “a expansão do serviço para outras instituições, como Hospital Universitário Sagrada Família (HUSF), Santa Casa e Unidade de Pronto Atendimento das cidades de Araguari e Patrocínio, Hospital Municipal Odelmo Leão e Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) contribuiu para um atendimento mais ágil, integrado e próximo da população, evitando a sobrecarga de uma única instituição”.

Sobre o fórum
O Simulado de Incidentes de Múltiplas Vítimas envolve 12 instituições que atuam diretamente na alta complexidade. A atividade busca aprimorar o gerenciamento de equipes internas e externas, além de qualificar profissionais e estudantes das áreas de saúde, direito, comunicação e artes.
Neste sábado (6/12) será realizada a encenação de um acidente com múltiplas vítimas. A atividade contará com a participação de equipes multiprofissionais das concessionárias das rodovias, Samu, Centro de Operações de Bombeiros (Cobom), Companhia Especial de Operações Aéreas (Ceoa), Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Uberlândia, Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Uberlândia, Polícia Rodoviária Federal (PRF) e Polícia Civil (PC).
Por: Vitória Caregnato e Dieny Fernandes (estagiária sob supervisão)
Foto: Vitória Caregnato / Fotos: Vitória Caregnato
