Regional de Saúde de Governador Valadares promove 3º Encontro Gerencial de Vigilância Sanitária

A Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Governador Valadares promoveu, na quarta-feira (4/12), o 3º Encontro Gerencial do Núcleo de Vigilância Sanitária (Nuvisa). O evento reuniu coordenadores municipais da macrorregião de Saúde Leste com o objetivo de fortalecer a integração entre as equipes e aprimorar as estratégias de Vigilância Sanitária.

A programação contemplou temas essenciais para o avanço das ações sanitárias. Entre os destaques estiveram a apresentação da nova Resolução SES/MG nº 1061, de 21 de outubro de 2025; que atualiza os critérios de risco sanitário; a discussão sobre a RDC 978/2025, referente aos requisitos para laboratórios de análises clínicas; além da apresentação dos resultados do Visa CIS, programa de apoio técnico às Vigilâncias Sanitárias Municipais, e divulgação do 3º resultado do Índice de Qualidade da Gestão Municipal de Saúde (IQGMS).

O encontro teve papel estratégico no alinhamento de estratégias, pactuação de responsabilidades e fortalecimento das relações institucionais entre os municípios com foco na qualificação das ações de proteção da saúde pública, em consonância com as diretrizes do Sistema Único de Saúde (SUS).

Ao longo do evento, os participantes tiveram oportunidade de trocar experiências, discutir desafios comuns e construir propostas conjuntas para melhorar o desempenho das equipes municipais de Vigilância Sanitária.

Ao longo do dia, os participantes trocaram experiências, discutiram desafios comuns e construíram propostas conjuntas para melhorar o desempenho das equipes municipais de Vigilância Sanitária.
Para Letícia Batalha, referência técnica do Nuvisa na SRS Governador Valadares, o encontro trouxe avanços importantes.

“O 3º Encontro Gerencial proporcionou às equipes municipais a atualização sobre os procedimentos de licenciamento sanitário e às normativas referentes aos laboratórios de análises clínicas. Esse alinhamento técnico contribuiu para uma atuação mais padronizada e coerente com os regulamentos sanitários. Além disso, a análise dos indicadores do IQGMS permitiu analisar os pontos mais críticos de cada município”, disse a referência técnica.

A nova resolução do risco sanitário foi apresentada no encontro por Thalles Procópio, coordenador da Vigilância em Saúde

O coordenador de Vigilância Sanitária de Sobrália, José Antônio, destacou o impacto positivo da iniciativa. “É muito importante para os municípios se unam. Esses encontros fortalecem a vigilância sanitária e ajudam os coordenadores a compreenderem melhor as prioridades do ano. Isso reflete diretamente na saúde da população e motiva quem está na linha de frente. Foi um momento produtivo, que complementou o que já vínhamos realizando”, observou.

A expectativa da SRS é que os encaminhamentos discutidos se transformem em ações mais eficazes, com melhoria dos serviços prestados, na capacitação das equipes e na segurança sanitária em toda a macrorregião de saúde”.

Conheça o VISA-CIS
O Programa de Apoio Técnico às Ações de Vigilância Sanitária Municipal via Consórcio Público de Saúde (Visa CIS) é uma iniciativa pioneira do Governo de Minas Gerais, instituída pela Deliberação CIB-SUS/MG nº 4.799, de 17 de julho de 2024. O objetivo é fortalecer a Vigilância Sanitária por meio do suporte técnico oferecido pelos consórcios públicos de saúde.

A proposta promove a regionalização das ações de vigilância sanitária, ampliando a integração entre os municípios e otimizando o uso dos recursos disponíveis. O programa disponibiliza equipes técnicas multidisciplinares que atuam diretamente no suporte às ações. Isso garante o fortalecimento das equipes municipais, com suporte técnico permanente; integração, regionalização e harmonização dos procedimentos entre municípios; gestão da qualidade e melhoria da segurança sanitária de produtos e serviços ofertados à população.

Por Paula Andressa – estagiária sob supervisão / Fotos: Geovana Ferreira

Rolar para cima