Neste sábado (29/11), a equipe da Gerência Regional de Saúde (GRS) de São João del-Rei participou das atividades do Dia D do movimento Minas unida contra o Aedes. Os 18 municípios que compõem a microrregião de Saúde de São João del-Rei mobilizaram suas equipes com a realização de diversas ações como mutirões de limpeza, blitzes educativas e panfletagem com orientações sobre os cuidados para evitar a transmissão da dengue, zika e chikungunya.
O Dia D do movimento Minas unida contra o Aedes é uma ação proposta e orquestrada pela Secretaria Estadual de Saúde de Minas Gerais, com foco nas ações de mobilização, prevenção e controle antes do período sazonal, em que o número de casos de arboviroses tendem a aumentar.
As referências de mobilização social da microrregião utilizaram a comunidade escolar como parceira nas atividades que antecederam o dia D, que culminaram em exposições de maquetes criadas pelos alunos, chamando a atenção para o ciclo de vida do Aedes aegypti e a necessidade de cada um fazer a sua parte no combate às arboviroses. Foram realizadas também passeatas em vários municípios da GRS São João del-Rei.
O coordenador de Vigilância em Saúde da GRS São João del-Rei, Flávio Raimundo Soares, registrou a relevância das ações realizadas de acordo com a realidade municipal. “Estivemos em alguns municípios onde ações diferentes foram executadas de acordo com a realidade municipal, sendo direcionadas e executadas por jovens com o envolvimento das escolas”, observou.
Genilson Rosa de Melo, coordenador de endemias do município de Lagoa Dourada, destacou a importância de levar o tema das arboviroses para o ambiente escolar, de se trabalhar a mobilização por meio do público infantil e daquilo que o dia D representa para ele: “Dia D é todo dia, só que o dia D do estado dá visibilidade ao trabalho de prevenção e combate ao Aedes”.
Por: Patrícia Cristina de Oliveira / Fotos: Patrícia Cristina de Oliveira
