Dia D de enfrentamento ao Aedes tem ações em todos dos municípios da Regional de Saúde de Itabira

Os 27 municípios que compõem a Gerência Regional de Saúde (GRS) de Itabira participaram, no sábado (29/11), do Dia D de combate às arboviroses — dengue, zika, chikungunya e febre amarela. A ação, coordenada pela Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), integrou o movimento Minas Unida no Combate ao Mosquito e teve como objetivo intensificar as medidas de prevenção e controle das doenças transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti em parceria com as prefeituras. 

O diretor regional de Saúde da GRS Itabira, Maurício Geraldo Marques, destacou o compromisso das das administrações municipais e o engajamento das equipes municipais. Segundo ele, o bom desempenho nos ciclos anteriores demonstra a importância da mobilização social e da manutenção das ações preventivas ao longo de todo o ano. “Todos os municípios participaram de forma ativa, realizando ações de conscientização e eliminação de focos”, afirmou.

Para Antônio Carlos Rodrigues, referência técnica em ações de campo da GRS Itabira, o Dia D reforça a necessidade de sensibilizar a população. “Essas ações são fundamentais para que a comunidade compreenda seu papel na eliminação de criadouros, contribuindo para a redução de casos e óbitos”, explicou.

Dia D em Itabira

No município de Itabira, as atividades se concentraram no bairro Amazonas, das 8h às 13h. Profissionais de saúde, equipes de serviços urbanos e moradores participaram de um grande mutirão, acompanhado tecnicamente pela GRS. O objetivo foi fortalecer o engajamento comunitário e intensificar a eliminação de focos do mosquito.

A secretária municipal de Saúde, Fabiana Machado, destacou que a mobilização reforça as ações já desenvolvidas pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS) no período sazonal. “O Dia D simboliza o esforço conjunto entre poder público e população para eliminar criadouros, ampliar a conscientização e reduzir os riscos de novos casos”, afirmou.

Ações na Região

Participaram desta etapa do movimento Minas Unida no Combate ao Mosquito os municípios de Bela Vista de Minas, Catas Altas, Carmésia, Dom Joaquim, Dores de Guanhães, Ferros, Guanhães, Itabira, João Monlevade, Materlândia, Morro do Pilar, Nova Era, Rio Piracicaba, Rio Vermelho, Sabinópolis, Santa Bárbara, Santa Maria de Itabira, Santo Antônio do Rio Abaixo, São Gonçalo do Rio Abaixo e São Sebastião do Rio Preto.

As ações realizadas nas microrregiões de Itabira, Guanhães e João Monlevade incluíram mutirões de limpeza, blitzes educativas, panfletagens e orientações para remoção de lixo e entulhos que acumulam água, com coleta feita pelas prefeituras. Escolas promoveram passeatas educativas, atividades lúdicas, concursos de desenho e exposições, reforçando o envolvimento da comunidade no combate às arboviroses.

Também foram desenvolvidas ações de mobilização social para limpeza de caixas d’água e eliminação de focos do mosquito, ampliando o alcance e o impacto das atividades preventivas em toda a região.

Por Flávio A. R. Samuel / Fotos: Flávio A. R. Samuel

Rolar para cima