NOVEMBRO AZUL: Municípios da SRS Passos reforçam conscientização sobre o câncer de próstata

Foram diversas ações para divulgar e fortalecer as recomendações de prevenção e diagnóstico precoce de uma das doenças mais frequentes entre os homens

Municípios da área de abrangência da Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Passos realizaram, ao longo de novembro, diversas ações voltadas à prevenção e ao diagnóstico precoce do câncer de próstata. As iniciativas integram a campanha “Saúde do Homem: Novembro Azul 2025”, da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), com foco na orientação da população masculina sobre fatores de risco, cuidados preventivos e acesso ao tratamento.

Durante o mês, equipes de saúde promoveram palestras educativas, caminhadas e mutirões de exames, especialmente para homens a partir de 40 anos, com o objetivo de ampliar a informação e estimular o cuidado contínuo com a saúde.

A campanha da SES-MG ressalta a importância da atenção primária à saúde para detecção precoce do câncer de próstata, por meio de consulta médica na Unidade Básica de Saúde (UBS). O tratamento é oferecido pelo Sistema Único de Saúde (SUS), bastando o paciente agendar a consulta em uma UBS próxima de sua casa.

Segundo a referência técnica de promoção da saúde da SRS Passos, Jaqueline Silva Santos, “a agenda de saúde do homem deve ser composta por ações contínuas, integrais e longitudinais, buscando a garantia do direito à saúde”, e que o Novembro Azul é uma oportunidade “para sensibilização e fortalecimento das ações direcionadas à saúde do homem”.

Em Passos, foi realizado em 7/11 o “Dia D Saúde do Homem” nas unidades da Estratégia de Saúde da Família (ESF). De acordo com a apoiadora institucional da APS municipal, Olívia Lopes, a ação ofereceu orientações sobre saúde sexual e mental, avaliação médica e de enfermagem, aferição de pressão arterial e glicemia, solicitação do exame de PSA e atualização do cartão vacinal.

Orientações sobre o câncer de próstata e exame de PSA em UBS de Fortaleza de Minas – Foto: SMS/Fortaleza de Minas

Em Fortaleza de Minas, a secretária municipal de Saúde, Edina Aparecida de Andrade Gonçalves, relatou a coleta de exames e atividades educativas. “No dia 8/11, realizamos a coleta de exames de PSA de 276 homens. E tivemos também uma palestra sobre a importância da prevenção para os participantes”, afirmou. “E em 14/11 tivemos uma caminhada com a população, funcionários e alunos da escola Estadual Dr. Noraldino de Lima”, acrescentou.

No município de Cássia, a coordenadora de Vigilância em Saúde, Juliana Guimarães, informou que a equipe do PSF Dr. Raul de Azevedo Barros realizou mobilização social na Praça Nossa Senhora Aparecida, com orientações, distribuição de material informativo e aferição de pressão arterial e glicemia.

Já em Doresópolis, segundo a coordenadora de Vigilância em Saúde, Patrícia Veronesi, está prevista ação no dia 27 de novembro. “Será realizada uma palestra educativa, coleta de PSA, aferição de PA e Glicemia, campeonato de truco e um jantar”, explicou.

Outros municípios da área de abrangência da SRS Passos também realizaram ações, aproveitando as celebrações em torno do tema, tais como: Piumhi, Capitólio, São Sebastião do Paraíso, São Tomás de Aquino, Claraval e Monte Santo de Minas.

De acordo com a Coordenação de Alta Complexidade Ambulatorial da SES-MG, o câncer de próstata é o segundo tipo mais incidente entre os homens no Brasil. Para o período de 2023 a 2025, são estimados 71.730 novos casos por ano. A idade é o principal fator de risco, especialmente a partir dos 60 anos, seguida de histórico familiar, obesidade, exposição a agentes químicos e tabagismo.

Por: Enio Modesto

Fotos: SMS/Fortaleza de Minas e APS/Passos

Rolar para cima