A Gerência Regional de Saúde (GRS) de Januária completou, nesta quarta-feira, 26/11, 20 anos de atuação dedicada ao fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS) na macrorregião de Saúde Januária.
A celebração foi marcada por uma cerimônia comemorativa no espaço de eventos Caldas, reunindo autoridades estaduais e municipais, servidores ativos e aposentados. A programação incluiu depoimentos e homenagens, que resgataram a trajetória histórica da instituição.
A dirigente da GRS Januária, Ioná de Carvalho Lisboa, destacou a importância da data. “Duas décadas de trabalho e compromisso com a saúde pública do nosso território. Este marco só foi possível graças à dedicação de cada servidor, gestor e parceiro que escreveu essa história conosco.”, afirmou.
Protagonismo
Ao longo de sua história, a GRS foi protagonista em ações estratégicas, como campanhas de vacinação, fortalecimento da atenção primária, apoio na implantação de serviços de média e alta complexidade, além do enfrentamento à pandemia de covid-19. A unidade também se destaca pelo trabalho em vigilância em saúde, qualificação da rede hospitalar e ações educativas voltadas à prevenção.
O subsecretário de Regionalização em Saúde de Minas Gerais, Luiz Fernando Prado de Miranda, ressaltou a importância da GRS para o fortalecimento da saúde na região. “Reconheço o trabalho de todos que contribuíram para essa trajetória. A regional tem avançado de forma sólida nos últimos anos, e é uma satisfação acompanhar esse crescimento e fazer parte desse processo”, disse.
Atuação
A GRS Januária exerce um papel estratégico e fundamental no fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS) na Macrorregião de Saúde de Januária, composta por 25 municípios. Sua atuação vai além da gestão administrativa, sendo responsável por articular, implementar, monitorar e avaliar as políticas públicas de saúde em consonância com as diretrizes do SUS, garantindo o acesso universal, igualitário e de qualidade aos serviços de saúde.
Por: GRS Januária
Foto: GRS Januária
