Pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) de 18 cidades da Gerência Regional de Saúde (GRS) de Ubá passam a contar com mais conforto e acessibilidade para deslocamentos destinados a consultas, exames, cirurgias e tratamentos. Isso porque o Governo de Minas, por meio do Programa Transporta SUS, entregou na quarta-feira, 26/11, em Ubá, 19 novos micro-ônibus, adquiridos via Consórcio Intermunicipal de Saúde de Ubá e Região (SIMSAÚDE).
Cada veículo tem capacidade para 22 passageiros, ar-condicionado, tomadas para carregamento de celular e adaptações para pessoas com dificuldade de locomoção, como cadeirantes e pacientes obesos. O investimento total é de R$ 11,609 milhões, contemplando os municípios: Brás Pires, Coimbra, Divinésia, Dores do Turvo, Ervália, Guarani, Guidoval, Guiricema, Mercês, Piraúba, Presidente Bernardes, Rio Pomba, Rodeiro, São Geraldo, Senador Firmino, Silveirânia, Tocantins e Visconde do Rio Branco. Um veículo permanecerá para atendimento no SIMSAÚDE.
Fernando Dutra Macedo, presidente do consórcio SIMSAÚDE e prefeito de Rio Pomba, esteve na entrega e afirmou que esta ação representa um avanço significativo para o SUS da região. “Os novos micro-ônibus oferecem conforto e acessibilidade, atendendo às necessidades dos pacientes que precisam se deslocar para tratamentos em cidades como Juiz de Fora, Ubá e Muriaé, referências em especialidades como cardiologia e oncologia. É um investimento que traz dignidade e segurança para quem já enfrenta desafios com a saúde”, disse.

José Geraldo Miranda de Barros, motorista da Secretaria de Saúde de Guarani, também estava na entrega dos veículos e celebrou a novidade. “Estes veículos chegam em boa hora. Vai melhorar muito para os pacientes, que terão mais conforto, e também para nós motoristas, que trabalhamos diariamente para garantir esse transporte. Gostei muito da estrutura dos ônibus”.
Para Franklin Leandro Neto, diretor da GRS Ubá, a qualidade no transporte de usuários do SUS é fundamental enquanto política de acesso à Saúde. “Garantindo o transporte com dignidade, contribuímos para reduzir barreiras de acesso e garantir que os pacientes cheguem aos serviços de saúde no tempo certo. Com essa nova frota, possibilitamos que os municípios ampliem a capacidade de atendimento e ofereçam um transporte mais seguro e humanizado, reforçando o compromisso do Governo de Minas com a saúde pública”.
O Programa Transporta SUS-MG tem como objetivo qualificar e ampliar o serviço de transporte eletivo em saúde, garantindo acesso seguro e equânime aos pontos de atenção da rede assistencial do Estado. A iniciativa fortalece a capacidade municipal, promove arranjos intermunicipais e fomenta a qualificação técnica das equipes responsáveis pela gestão do transporte.
Por: Keila Lima
Fotos: Keila Lima
