SES-MG realiza treinamento integrado sobre febre amarela em Ituiutaba

A Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), por meio da Gerência Regional de Saúde (GRS) de Ituiutaba, realizou nos dias 13 e 14/11, o Treinamento Integrado de Febre Amarela, que ocorreu no auditório da UEMG Ituiutaba. A capacitação reuniu profissionais da epidemiologia, atenção primária, imunização e controle vetorial, com o objetivo de fortalecer a vigilância da doença na região do Pontal do Triângulo.

Ao longo dos dois dias, das 8h às 17h, os participantes receberam atualizações sobre a situação epidemiológica da febre amarela em Minas Gerais, além de conteúdos voltados às características gerais da doença, vigilância em humanos, cenário da cobertura vacinal, monitoramento rápido de vacinação, vigilância de primatas não humanos (PNH), análises laboratoriais, vigilância entomológica e uso do aplicativo SISS-Geo para notificação em tempo real.

O treinamento também reforçou a importância de preparar as equipes municipais para identificar áreas silenciosas, investigar casos retrospectivos em humanos, realizar vigilância ativa de PNH e vetores e descentralizar ações para ampliar a abrangência territorial.

A capacitação contou com a participação de Ramon Silva Oliveira, referência técnica em febre amarela da SES-MG, e Laila Heringer, referência técnica da CEVARB (Coordenação Estadual de Vigilância das Arboviroses), que contribuíram com orientações técnicas e atualizações estratégicas para a vigilância da doença.

A coordenadora regional de Epidemiologia da GRS Ituiutaba, Valdimary Souza, destacou a necessidade de atuação integrada entre os setores. “A integração das áreas de vigilância, atenção primária, imunização e controle vetorial é essencial para uma vigilância adequada da Febre Amarela.”

Com o treinamento, a SES-MG reforça seu compromisso em fortalecer a vigilância das arboviroses e apoiar os municípios na proteção da população mineira.

Por: GRS Ituiutaba

Fotos: Assessoria de Governança Regional Estratégica – Nilton Gomes 

Rolar para cima