O secretário de Estado de Saúde de Minas Gerais, Fábio Baccheretti, realizou, na manhã desta sexta-feira (14/11), uma visita técnica a Conceição do Mato Dentro, município de 23.162 habitantes localizado na região central do estado. A agenda incluiu visitas às obras do novo Hospital Municipal Bom Jesus de Matozinhos, à UPA e ao Hospital Imaculada Conceição.
O município, que integra a Macrorregião de Saúde Jequitinhonha e a Microrregião do Serro, recebeu investimentos significativos da Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG) nos últimos anos. Desde 2018, a SES-MG já repassou mais de R$ 14,2 milhões ao Fundo Municipal de Saúde de Conceição do Mato Dentro, recursos que têm contribuído para o fortalecimento da rede de atenção à saúde no município.
A agenda do secretário teve início com a visita às obras do novo Hospital Bom Jesus de Matozinhos. A construção, iniciada em 2018, passou por ampliação em seu projeto original. Após estudo técnico para readequação da planta arquitetônica, o novo hospital terá 70 leitos de internação, 10 leitos de UTI e três salas de cirurgia, representando um aumento de 23% na capacidade em relação ao projeto inicial. “Nossa previsão é concluir parte da obra em 2026. Nesse primeiro momento, serão entregues os 57 leitos originalmente planejados e, na sequência, iniciaremos a execução da área ampliada”, ressaltou o prefeito Otacílio Neto Costa Mattos.

“Nosso foco é estruturar uma rede que permita a Conceição do Mato Dentro resolver a maior parte dos atendimentos de média complexidade aqui mesmo. Estamos organizando os serviços de urgência, cirurgias eletivas, centro de imagens e hemodiálise para reduzir transferências e dar mais autonomia ao município”, afirmou o secretário Fábio Baccheretti.
A visita incluiu ainda a UPA Dr. Juvêncio Guimarães, unidade de média complexidade para urgência e emergência, e o Hospital Imaculada Conceição (HIC), instituição filantrópica com 43 leitos (39 SUS), que recebe R$ 576 mil anuais em repasses estaduais pelo programa Valora Minas, destinados ao custeio das atividades hospitalares.
Por: Ricardo Maciel
Fotos: Antônio Cotta
