SRS Pouso Alegre promove capacitação sobre Saúde da Pessoa Idosa 

Com o intuito de  orientar os profissionais da Atenção Primária à Saúde (APS) sobre o cuidado da pessoa idosa e garantir dignidade, qualidade de vida, bem-estar físico e emocional a essa população, a Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Pouso Alegre realizou na quarta-feira, 8/10, uma capacitação sobre o tema. Estiveram presentes coordenadores de APS referências em Saúde da Pessoa Idosa, enfermeiros, médicos, e outros profissionais. Todos os municípios da área de atuação da SRS foram convidados.

De acordo com a especialista em políticas e Gestão da Saúde (EPGS) da SRS, Cynthia Regina, as capacitações promovem o desenvolvimento de conhecimentos e atitudes que poderão contribuir para atendimentos e acompanhamentos mais qualificados dos pacientes e usuários da Atenção Primária à Saúde. ”As pessoas idosas irão receber melhores cuidados, podendo ter mais qualidade de vida e dignidade”, concluiu.

Foram objetos de discussão o envelhecimento e o cuidado à pessoa idosa na  APS, cuidados paliativos de pacientes demenciais, experiência exitosa do município de Natércia, com Práticas Integrativas e Complementares (PICS) em grupo de pessoas idosas com Parkinson, invisibilidade do cuidado do idoso, avaliação nutricional,Saúde bucal, além do Indicador Novo Financiamento Federal registros no e-SUS APS.

A médica geriátrica Fernanda Fernandes explica que à medida que a população envelhece, há mais doenças e alterações patológicas.”Precisamos estar preparados para lidar com essas doenças quando entendemos o que é normal e o que é patológico”, disse. Segundo a médica, com a equipe básica, que inclui agente de saúde, médico e enfermeiros capacitados, “melhoramos a assistência,qualidade de vida, diminuímos o número de internações desnecessárias e incontinências”. “O cuidado especializado melhora a qualidade de vida da população idosa”, conclui. 

Por: Otávio Coutinho

Foto: Otávio Coutinho

Rolar para cima