Vacinadores passam por qualificação em salas de vacina na Regional de Passos

Capacitação promovida pela Regional de Saúde de Passos reforça práticas de imunização nos 27 municípios da região

Profissionais que atuam nas salas de vacina dos 27 municípios da área de abrangência da Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Passos participaram de um curso de capacitação voltado ao fortalecimento das práticas de imunização, a ampliação de salas de vacinas e ao alcance de melhores coberturas vacinais. A formação, realizada em Capitólio, teve início em 25/8 e foi concluída em 26/9. Ao longo do período, três turmas passaram por uma semana de atividades cada, totalizando 40 horas de capacitação por grupo.

De acordo com a coordenadora do Núcleo de Vigilância Epidemiológica (NUVEPI) da SRS Passos, Márcia Aparecida Silva Viana, a iniciativa integra o Programa Mineiro de Imunizações (PMI), desenvolvido pela Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG). “Uma das ações que estão propostas no PMI é a capacitação de recursos humanos de todos os municípios em sala de vacina para que eles possam dominar melhor essa técnica e ampliar as salas de vacina nos seus territórios”, explica.

Segundo Márcia Silva, a estratégia busca ampliar o acesso da população às salas de vacina, especialmente os públicos previstos no calendário nacional de vacinação do Programa Nacional de Imunizações (PNI) pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Ela destaca ainda que os participantes receberam treinamento teórico e terão um segundo momento de prática. “Depois dessa etapa teórica, os alunos serão submetidos às aulas práticas sob supervisão de um enfermeiro, para que eles possam aliar teoria e prática, a fim de estarem aptos para atender a população geral nas salas de vacinas dos seus municípios”, observa.

Para a coordenadora de Vigilância em Saúde da SRS Passos, Camila Ribeiro Correia Amano, o curso também fortalece o intercâmbio de experiências. “Esses momentos são muito valiosos, porque nem sempre na rotina diária a gente consegue agendar, ter essa disponibilidade de profissionais tão bons e esse tempo de imersão para se capacitar. E a gente tem visto que a capacitação profissional, a qualificação profissional, é o que mais agrega valor à prestação do serviço de saúde”, afirma.

A referência técnica em imunizações do NUVEPI da SRS Passos, Sueli Veloso Maia, acrescenta que as ações da SES-MG, por meio das unidades regionais, visam à melhoria dos índices de vacinação. “Eu espero que elas tenham sido sensibilizadas da maneira que a gente programou, e que nos próximos meses a gente possa colher o fruto desse trabalho, ver a melhoria dos dados de cobertura de vacinais, que elas vão começar a fazer a partir de agora”, destaca.

Os profissionais que participaram da capacitação avaliam positivamente a experiência, como o coordenador de Imunizações de São Sebastião do Paraíso, Edmar Oliveira Santos. “Eu tenho toda a certeza de que essa capacitação que estamos recebendo aqui pela Regional de Passos vai contribuir enormemente para o nosso processo de trabalho, criando estratégias, fazendo as melhorias para aumentar a cobertura vacinal em todos os municípios”, afirma.

Com larga experiência em salas de vacina no município de Passos, Edna Donata Cunha Correia vê a iniciativa como uma oportunidade de atualização. “Eu estou sentindo o pessoal muito empolgado, principalmente essa nova geração que está começando agora. Está todo mundo preocupado em fazer um treinamento, uma reciclagem, em expandir o conhecimento em todos os sentidos, para trabalhar com a população”, avalia.

Por Enio Modesto

Foto: NUVEPI/SRS Passos

Rolar para cima