Curso da ESP-MG qualifica Agentes de Saúde de MG

Formação é online, gratuita e destinada a Agentes de Saúde que trabalham na Atenção Primária ou na Vigilância em Saúde de MG.

Analisar e refletir com os Agentes de Saúde que atuam na atenção primária e vigilância em saúde a relação entre território e o processo de saúde-doença e cuidado é o objetivo do curso “Território na Saúde: construindo saberes com agentes de saúde do SUS”, que está com inscrições abertas a partir desta quarta-feira, 24 de setembro. 

A capacitação, promovida pela Escola de Saúde Pública de Minas Gerais (ESP-MG), é gratuita, realizada na modalidade de Educação a Distância (EaD), com certificação e carga horária de 20h e voltada para Agentes de Saúde de Minas Gerais, que atuam na Atenção Primária à Saúde ou na Vigilância em Saúde.

No curso serão abordados temas essenciais como o processo saúde-doença, que se relaciona aos diversos fatores biológicos, ambientais e sociais, por exemplo, que influenciam o estado de saúde das pessoas. E também a relação entre território e saúde, que afeta os modos de vida, os acessos e os riscos à saúde das populações. A intenção é que os aprendizados contribuam para o fortalecimento das práticas dos Agentes de Saúde no SUS de Minas Gerais.

As pessoas interessadas devem se inscrever até o dia 5 de outubro de 2025, por meio do formulário eletrônico disponível em: https://forms.gle/uijTaY261g2tamb7A

>Para se inscrever, é necessário:

-Ser Agente de Saúde atuante na Atenção Primária ou na Vigilância em Saúde;

-Ocupar cargos que exigem escolaridade de nível fundamental ou médio;

-Estar vinculado (a) ao Sistema Único de Saúde (SUS) em Minas Gerais, seja na esfera municipal ou estadual.

Serão disponibilizadas 500 vagas, preenchidas por ordem de inscrição válida. O resultado com os nomes dos selecionados será divulgado no site da ESP-MG no dia 9 de outubro de 2025.  O início das aulas da primeira turma está previsto para 13 de outubro de 2025, no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA). É importante destacar que serão formadas diversas turmas, conforme a classificação dos inscritos, e o início das aulas ocorrerá de forma sequencial, ou seja, cada turma terá seu próprio cronograma de início das atividades. 

Sobre o curso

Com carga horária total de 20 horas, o curso é autoinstrucional (sem tutoria) e oferece certificado de conclusão. O conteúdo está dividido em duas unidades temáticas:

Unidade 1 – Processo saúde-doença (8 horas)

Unidade 2 – Território e Saúde (12 horas)

Atenção ao e-mail!

É fundamental informar um e-mail pessoal e corretamente digitado no momento da inscrição, pois todas as comunicações oficiais — como login e senha de acesso ao curso — serão enviadas por esse canal.

Para dúvidas e outras informações:

Acesse a seção: “Processos Seletivos” no site da ESP-MG ou envie e-mail para: coordenacaoead1@esp.mg.gov.br

Você também pode enviar mensagens de texto para o WhatsApp: (31) 99773-5124

Texto: Vívian Campos/ ASCOM-ESP-MG

Imagem: SES/ DF

Rolar para cima