A Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Pouso Alegre, por meio do Núcleo de Vigilância Sanitária (Nuvisa), promoveu na quinta, 18/9, um Treinamento Teórico para Fiscais Municipais de Vigilância Sanitária e Profissionais do VISACIS, sobre Inspeção Sanitária em Instituições de Longa Permanência (ILPI).
O intuito é fortalecer o conhecimento técnico e normativo dos profissionais, padronizar as ações de inspeção,aprimorar a identificação de riscos sanitários e garantir a qualidade e segurança na assistência,prestada aos idosos residentes nas ILPI.
Para a especialista em políticas de gestão à saúde da SRS Pouso Alegre, Aparecida Mendes, a reunião foi muito importante para discussão sobre a legislação que estabelece o padrão mínimo para funcionamento das ILPI. “É fundamental que seja aplicada a todas as instituições, governamentais ou não, destinada à moradia coletiva de pessoas com idade maior ou igual a 60 anos, com ou sem suporte familiar, em condição de liberdade e dignidade e cidadania” pontuou.
Foram debatidas as legislações utilizadas nas inspeções sanitárias das Instituições de Longa Permanência (ILPI) e Roteiro Objetivo de Inspeção para ILPI. “Esta iniciativa fortalece a atenção ao idoso e proporciona uma melhoria na gestão do cuidado, garantindo também um maior acolhimento” destacou Cristhiane Freire de Oliveira da VISACIS.
Segundo Sara Cristina, fiscal sanitária de Ibitiúra, a capacitação em ILPI melhora a atuação da Vigilância Sanitária Municipal e Regional, tornando as fiscalizações mais justas e organizadas. “Esse aprendizado ajuda a resolver falhas de forma preventiva e garante que os idosos vivam em locais mais adequados, garantindo seus direitos. Trazendo tranquilidade também para suas famílias”, disse.
Estiveram presentes fiscais de vigilância sanitária municipais e Equipe VISACIS do Consórcio Intermunicipal De Saúde Da Microrregião Do Alto Do Sapucaí-CISMAS- de Itajubá, municípios pertencentes à SRS Pouso Alegre que possuem Instituições de Longa Permanência (ILPI).
Por: Otávio Coutinho
Foto: Otávio Coutinho
