SRS Barbacena comemora 50 anos com a presença do Governo de Minas, parceiros e gestores

Fundada em 1975, a Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Barbacena promoveu uma celebração de 50 anos na terça-feira 16/9. A solenidade contou com a presença do secretário de Estado de Saúde de Minas Gerais, Fábio Baccheretti, servidores atuais e aposentados, e colaboradores que trabalharam na Regional, bem como prestadores de serviços, gestores, prefeitos e outras autoridades. 

O evento celebrou o papel fundamental da SRS na melhoria da prestação de serviços aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), desde as etapas de elaboração de políticas e diretrizes, à execução dos serviços. Houve apresentação de vídeos, homenagens e depoimentos dos servidores, além de apresentações musicais do Grupo Ponto de Partida e da banda de música da Décima Terceira Região da Polícia Militar de Minas Gerais.

A SRS integra a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) como uma de suas 28 Unidades Regionais de Saúde. A SRS Barbacena abrange 33 municípios (microrregiões de Saúde de Barbacena, Congonhas e Conselheiro Lafaiete), e é polo da macrorregião de Saúde Centro Sul, que abarca 51 municípios (abrangendo também a microrregião de Saúde de São João Del Rei).

Ao falar das políticas públicas da SES-MG, o secretário Fábio Baccheretti destacou o papel das Unidades Regionais de Saúde junto aos municípios. “Venho aqui nos 50 anos da regional, tendo participado dos últimos 4 anos e meio como secretário, agradecer profundamente, porque a transformação da saúde do nosso estado só acontece porque temos vocês aqui na ponta para fiscalizar, poder explicar, tirar dúvidas, aproximar dos prefeitos e secretários para que a gente, de fato, entregue valor para a população”, destacou. “Acreditamos no papel das nossas Regionais para fazer acontecer e agradecer por vocês acreditarem na nossa visão de tornar real o SUS ideal, fazerem acontecer nossas políticas públicas”, finalizou.

Em seu pronunciamento, o subsecretário de Regionalização da SES-MG, Luiz Fernando Prado de Miranda, enfatizou a regionalização promovida pelas Unidades Regionais de Saúde. “O Secretário Fábio acredita e confia muito no trabalho das Regionais, e seu papel importante para a gente chegar na visão de tornar real o SUS ideal”, disse o subsecretário. “E isso só é possível se a gente conhecer a realidade do território, com as nossas Regionais que desempenham esse papel de aproximação com os municípios, e esse olhar estratégico de alimentar a construção das nossas políticas”, frisou.

O superintendente Regional de Saúde de Barbacena, Renato Soares dos Reis, destacou a atuação da SRS na região. “Toda a estrutura de saúde da macrorregião tem um pouquinho de vocês e em algum momento passou por aqui: em cada unidade de saúde, em cada protocolo, em cada fluxo, cada estrutura construída, cada inauguração, tudo passou pela SRS Barbacena”, disse o superintendente.

Inaugurações – reforço na saúde da região

Em Barbacena, o secretário de Estado de Saúde visitou as obras do novo Centro de Especialidades Odontológicas, que vai atender às demandas da região. O secretário também visitou as obras de duas UBS (Unidade Básica de Saúde) que estão em fase final. As duas novas unidades devem ser entregues à população nos próximos meses.

Por: SRS Barbacena

Fotos: Priscila Resende

Rolar para cima