Curso Prático sobre Inspeção em Farmácias e Drogarias é realizado em Pirapora 

A Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) promoveu de 29/7 a 31/7, na cidade sede da Gerência Regional de Saúde (GRS) de Pirapora, uma capacitação voltada para os inspetores do Sistema Único de Saúde (SUS) que realizam fiscalizações de farmácias e drogarias, tanto municipais, quanto de consórcios intermunicipais de Saúde que compõem o VISACIS, e das regionais de Saúde de Pirapora, Sete Lagoas, Unaí, Montes Claros, Januária e Pedra Azul. O curso prático de Boas Práticas de Dispensação e Manipulação 2025, foi realizado no Centro de Convenções em Pirapora. 

Conforme o diretor de Vigilância Sanitária em Medicamentos e Congêneres da SES-MG, Alessandro de Souza Melo, são comuns as alterações das equipes das Vigilâncias Sanitárias municipais. Com a implantação do Programa VISACIS é importante apoiar os Núcleos de Vigilância Sanitária das Unidades Regionais de Saúde nas capacitações das novas equipes. “Para isso a Diretoria de Vigilância em Medicamentos e Congêneres elaborou um curso básico de boas práticas de dispensação e manipulação, que tem por objetivo a formação inicial de inspetores em farmácias e drogarias e vem capacitando esses profissionais para a execução de um trabalho mais eficiente”, disse o diretor. 

Em Pirapora a condução do curso foi realizada por Ailton Robson Coelho e Gabriel Felipe Maquiné Simão, responsáveis pela Coordenação de Ações Descentralizadas e apoiadas pela equipe de Pirapora, Carla Denise Gomes, coordenadora e Adriana Katia, referência técnica, ambas do NUVISA da GRS Pirapora. 

Para João Émerson Gomes Filho, coordenador da Vigilância Sanitária de Várzea da Palma, o curso permitiu avaliar a atuação dos fiscais sanitários durante as inspeções e ampliar o conhecimento. “O curso me permitiu avaliar minha atuação nas inspeções sanitárias, assim como ampliar a minha visão sobre a inspeção nas drogarias e farmácias”, disse.

Para Lucas Cavalcante, da Vigilância Saúde Municipal do município de Ponto Chique, recém chegado ao município, o curso foi importante pois trouxe experiências práticas do cotidiano dos fiscais sanitários, permitindo a troca de experiências entre municípios e Unidades Regionais de Saúde. “Esses dias de curso foram muito especiais, pois estou há apenas um mês nessa nova etapa de minha vida profissional”, disse Lucas. “Pude observar cada detalhe dos relatos dos colegas e suas experiências, trocar ideias e debater sobre legislação e atuação durante as inspeções. Tentei absorver o máximo de informação para as práticas do meu trabalho”, finalizou.

Carla Gomes, coordenadora do Núcleo de Vigilância Sanitária (NUVISA) da GRS Pirapora, enfatizou que a capacitação trouxe a oportunidade de atualização nos Procedimentos Operacionais Padrões além de ser uma oportunidade para discussão e atualização das principais legislações voltadas para as inspeções sanitárias em farmácias e drogarias, a fim de que os fiscais sanitários sigam as boas práticas e atuem de forma segura e eficiente, conforme legislação.

Por: GRS Pirapora

Foto: GRS Pirapora

Rolar para cima