Uberaba inaugura Heliponto e laboratórios de urgência e emergência no Hospital de Clínicas da UFTM

Foto: Divulgação

Na sexta-feira, 11/7, o Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (HC-UFTM), em Uberaba, inaugurou o novo Heliponto, nomeado Unidade Professora Doutora Maria Cristina Silva. Localizado no topo do edifício, será utilizado para pousos e decolagens de aeronaves de resgate, como o helicóptero Arcanjo, pilotado pelo Corpo de Bombeiros, e contribuirá para o transporte rápido de pacientes em estado grave em Uberaba e nos demais 26 municípios da Macrorregião Triângulo do Sul.

Na inauguração, também foi entregue o prédio onde funcionarão os Laboratórios de Urgência e Emergência, que atuarão como extensão do Pronto-Socorro do hospital. O novo edifício possui cerca de 3.670 m² de área construída, com ambientes destinados ao acolhimento de pacientes, salas de assistência social e psicologia, laboratórios de análises clínicas e anatomia patológica, além de espaços de simulação realística e desenvolvimento de habilidades para formação médica e multiprofissional.

A Superintendente Regional de Saúde de Uberaba, Ana Maria de Oliveira Bernardes, afirmou que esta entrega é um marco no fortalecimento da rede de urgência e emergência da macrorregião. Segundo ela, “o Heliponto reduzirá óbitos por tempo de espera para atendimento, além de favorecer resgates e doações de órgãos. Sem dúvida, é uma grande conquista realizada pelo governo do estado”. 

A construção, iniciada em junho de 2023, conta com investimento de R$ 8,7 milhões repassados por meio de convênio firmado entre a Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG) e a UFTM, com apoio da Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG). “A entrega desta obra é investimento direto em vidas, em ciência e no fortalecimento da nossa rede pública de saúde e educação. Iniciativas como essa, aproximam ainda mais as universidades das necessidades da população, gerando impacto real nas regiões atendidas”, afirmou o secretário de Estado de Educação de Minas Gerais, Igor de Alvarenga.

Presente na inauguração, a representante da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), que é responsável pela a gestão do hospital, Luciana de Gouvêa Viana, ressaltou a relevância da entrega para o Sistema Único de Saúde como “resultado da junção de esforços entre instituições públicas, qualificando de forma significativa a área de urgência e emergência.”

Para Tacimara de Oliveira, enfermeira de bordo da Esquadrilha Arcanjo, e coordenadora do Complexo Regulador Municipal de Uberaba, a inauguração representa um grande avanço no tempo de resposta aos atendimentos de urgência. “Cada minuto economizado no transporte de um paciente faz uma enorme diferença. Esse heliponto facilitará muito o nosso trabalho, salvando vidas.”

O presidente da SCO Uberaba (Sociedade Civil Organizada de Uberaba e Região), Antônio José Bessa Ferreira, destacou que o heliponto é uma conquista coletiva e será lembrado como um marco de cooperação entre diversos entes, como a Secretaria de Estado de Saúde e o Corpo de Bombeiros”. Sociedade Civil Organizada (SCO) de Uberaba é um grupo formado por instituições, entidades, órgãos públicos e empresas que atuam juntas pelo desenvolvimento da cidade. 

Por Larissa Porto – Estagiária sob supervisão) e Sara Braga – Assessora de Comunicação Social

Rolar para cima