Modelo Arcanjo 12 reforça operações do Samu e do Corpo de Bombeiros em áreas de difícil acesso
O Suporte Aéreo Avançado de Vida (SAAV) de Montes Claros, que completa sete anos de operação em outubro deste ano, passa a contar com um novo helicóptero para reforçar os atendimentos de urgência e emergência no Norte de Minas. A aeronave, modelo AW119 Koala e batizada de Arcanjo 12, foi adquirida pela Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) em 2024 e substitui o antigo modelo AS350 B3 Esquilo, que vinha sendo utilizado desde a implantação do serviço, em 2018.
No dia 30 de junho, foi realizado um treinamento com a nova aeronave, envolvendo profissionais do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e da 3ª Companhia Especial de Operações Aéreas (CEOA), do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais. A capacitação teve como foco a simulação do resgate de uma vítima em área de difícil acesso, com utilização do guincho elétrico acoplado ao helicóptero — recurso essencial quando o pouso no local não é possível.
De acordo com o comandante da 3ª CEOA, tenente-coronel Davi Lucas Soares, o treinamento foi dividido em etapas teóricas e práticas. “A primeira fase ocorre com o helicóptero no solo, com ambientação e identificação dos equipamentos médicos e operacionais, orientações sobre onde pisar e o que pode ser manipulado. Depois, partimos para a fase crítica, em que a vida do socorrista está pendente em um cabo de aço, fora da aeronave”, explicou.
A nova aeronave apresenta avanços importantes em relação ao modelo anterior. Possui cabine mais ampla, com capacidade para transportar até duas macas e três tripulantes, além da equipe médica e de equipamentos de suporte avançado de vida.
Segundo o coordenador médico do Samu, Jhonatan Rodrigues Silva, o novo helicóptero potencializa o atendimento às vítimas em situações críticas. “A configuração da aeronave permite iniciar procedimentos ainda durante o voo, algo que não era possível com o modelo anterior. No entanto, em muitos casos, ainda é necessário alcançar o solo para dar continuidade ao atendimento”, destacou.
Histórico do serviço
Implantado em outubro de 2018, o Suporte Aéreo Avançado de Vida em Montes Claros é fruto de uma parceria entre a SES-MG, o Consórcio Intermunicipal de Urgência e Emergência do Norte de Minas (Cisrun) e o Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais. Em quase sete anos de operação, o serviço já contabiliza cerca de 1.700 atendimentos em todo o território norte-mineiro, por meio da integração de recursos aéreos e suporte médico especializado.
A coordenadora de Redes de Atenção à Saúde da Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Montes Claros, Denise Maria Lúcio da Silveira, destaca a importância estratégica do novo equipamento para a região. “Com o novo helicóptero, o serviço de urgência e emergência se fortalece, garantindo melhores condições de resposta em uma região com grande extensão territorial, áreas de difícil acesso e que abriga o segundo maior entroncamento rodoviário do país, interligando Sudeste, Centro-Oeste e Nordeste”, afirmou.
Pedro Ricardo
Foto: Ascom/Cisrun