Oficina Regional alinha diretrizes e fortalece planejamento das ações de Vigilância Sanitária no âmbito do Visa CIS Patos de Minas

A Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Patos de Minas realizou, no dia 10 de junho, uma Oficina Regional para a construção do Plano de Trabalho da Vigilância Sanitária no âmbito do Consórcio Intermunicipal de Saúde (Visa CIS). O encontro reuniu representantes da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), do Visa CIS, da SRS Patos de Minas, técnicos dos 21 municípios jurisdicionados e integrantes da equipe técnica do consórcio.

A iniciativa teve como objetivo alinhar os indicadores e metas do Plano de Trabalho da Vigilância Sanitária, de acordo com as diretrizes estaduais, com foco na padronização e fortalecimento das ações executadas nos territórios consorciados.

Para a coordenadora da Vigilância Sanitária de Patos de Minas, Marcela Elvira Porto, o Visa CIS representa um importante avanço para a saúde pública da região. “O programa contribuirá para assegurar a execução das ações de Vigilância Sanitária por meio de um corpo técnico eficiente e qualificado, garantindo, assim, serviços mais eficazes para a população”, afirmou.

A coordenadora do Núcleo de Vigilância Sanitária da SRS Patos de Minas (NUVISA/SRS), Ivany Maria Silva de Brito, destacou a relevância da oficina para o aprimoramento regional das ações sanitárias. “As ações pactuadas nesta oficina e registradas no Plano de Trabalho contribuirão significativamente para a qualificação das atividades de Vigilância Sanitária, por meio de uma atuação integrada, articulada e tecnicamente estruturada”, ressaltou.

A SES-MG reforça a importância da cooperação técnica entre os entes federados e os consórcios intermunicipais como estratégia fundamental para ampliar o acesso e qualificar as ações e serviços de Vigilância Sanitária no estado.

Por SRS Patos de Minas

Fotos: SRS Patos de Minas

Rolar para cima