Assistência farmacêutica: Regional de Saúde de Governador Valadares realiza primeiro encontro gerencial da área

Coordenadores e referências técnicas de aproximadamente 35 municípios da macrorregião de Saúde Leste participam do o primeiro Encontro Gerencial de Assistência Farmacêutica de 2025. O evento foi promovido pela Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Governador Valadares no dia 9/5, no auditório da Universidade Vale do Rio Doce – Campus I.

Durante o evento, foram discutidos diversos temas estratégicos voltados à qualificação da gestão municipal da saúde, com ênfase na Assistência Farmacêutica. Um dos principais tópicos foi a apresentação dos indicadores do Índice de Qualidade da Gestão Municipal da Saúde (IQGMS) de 2025, com foco no eixo da Assistência Farmacêutica, fundamentais para o monitoramento e melhoria contínua dos serviços. 

A análise dos resultados do terceiro quadrimestre de 2024 do programa Farmácia de Minas e da Política de Descentralização do Componente Especializado (PDCEAF) foi abordada no encontro, o que possibilitou identificar avanços, fragilidades e oportunidades de intervenção. 

Outro ponto relevante foi o lançamento e a explicação do novo “Manual CAF 2025” – Coordenação de Assistência Farmacêutica -, que orienta as práticas de gestão e organização da assistência farmacêutica nos municípios. Além disso, discutiu-se o planejamento da retirada de medicamentos e insumos, a execução do Componente Especializado de Assistência Farmacêutica (CEAF) e a agenda de treinamentos do PDCEAF de 2025, fortalecendo o suporte técnico e a padronização das ações em nível local e regional.

“A terceira onda do Conexão Minas-Saúde reforça a importância da integração entre os gestores regionais para aprimorar a qualidade da gestão e dos serviços ofertados à população. Assim, o encontro busca fortalecer a capacidade técnica e gerencial dos coordenadores, promover a troca de experiências e fomentar soluções colaborativas frente às dificuldades locais”, afirmou Tássia Maiara, coordenadora de Assistência Farmacêutica da regional de Governador Valadares.

Para Zaira Mariana Ferreira, farmacêutica do município de Goiabeira, é importante a realização desses encontros gerenciais por possibilitarem a troca experiências com outros municípios, esclarecer dúvidas inclusive sobre as metas e os indicadores.

A farmacêutica ainda acrescentou que “esses encontros proporcionam a oportunidade de ouvir os profissionais responsáveis e receber dicas úteis para atingirmos os indicadores e cumprirmos os objetivos que nos são propostos”.

Por Geovana Ferreira – estagiária sob supervisão

Créditos, links e fotos

FOTO 1 – Por Laura Menezes

Rolar para cima