Regional de Saúde de Alfenas realiza qualificação de supervisores de atividades do controle vetorial do Aedes aegypti

Nos dias 6, 7 e 8/5, foi realizada na Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Alfenas, a Qualificação de Supervisores de Atividades do Controle Vetorial do Aedes aegypti: Módulo 2 – Teoria e atividades práticas. A qualificação foi ministrada pelos técnicos da Coordenação Estadual de Vigilância das Arboviroses (Cevarb) da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG). Participaram do evento os agentes de endemias, supervisores de campo e coordenadores de epidemiologia dos  municípios da área de atuação da SRS Alfenas. 

O objetivo foi fornecer as ferramentas necessárias para planejar, executar e avaliar as ações de controle vetorial nos municípios, ampliando o alcance das operações e aprimorando o combate ao Aedes aegypti – mosquito transmissor da dengue e outras arboviroses. A qualificação teve foco nos aspectos operacionais e de gestão das atividades de controle vetorial, essenciais para o enfrentamento das arboviroses. 

Segundo a coordenadora de epidemiologia da Regional, Maria de Lourdes Barbosa Negrão, “o curso ofereceu uma visão sobre a importância do reconhecimento territorial, supervisão das operações de campo, uso de novas tecnologias, análise de dados e gestão de insumos, além de abordar outras zoonoses.”

As arboviroses como dengue, Zika e chikungunya representam sérios desafios de saúde pública, a capacitação e atualização contínua dos supervisores e agentes de campo são fundamentais. Este curso buscou garantir que as equipes estejam preparadas para atuar de forma eficiente e estratégica, incorporando as melhores práticas e inovações disponíveis.

Por: SRS Alfenas

Rolar para cima